Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SEM CATEGORIA | NOTÍCIAS

Dois esportes, duas paixões: futebol americano e rugby

madurodentro1

05/09/13 – A paixão de um atleta profissional é a mesma que brilha nos olhos da advogada Mariana Maduro ao falar do futebol americano, esporte que pratica nas areias da praia de Botafogo, há pouco mais de dois anos. Com uma diferença: “jogo futebol americano por prazer e não para sobrevivência”, diz a especialista em Direito Societário.

Adepta da atividade física desde a adolescência, Mariana diz que o futebol americano chegou por acaso. “O descobri na época da faculdade quando procurei um esporte ao ar livre”. Hoje, totalmente familiarizada, ela joga pelo Botafogo Flames Futebol Americano, time patrocinado
pelo Botafogo Futebol Clube.

Mas, apesar dos grandes avanços do esporte em solo brasileiro, ainda existem muitos preconceitos e faltam apoio e patrocínio, em especial para o feminino, diz Mariana. “Não temos equipamentos adequados sequer para venda, os tamanhos não são apropriados para mulheres, quando existem”, desabafa. “Além de não haver locais próprios para os treinos, por isso, o campeonato carioca feminino é apenas na praia e o masculino só agora começou a ficar “forte” na grama”, explica Mariana.

Outro esporte que adora e caminha junto com o futebol americano é o rugby. Mariana afirma que não tem preferência por um ou outro. Ambos são apreciados da mesma maneira e não competem entre si, explica, sendo, aliás, complementares. Apesar de ela ser a capitã do time de rugby, não esconde o amor e o comprometimento com o Futebol Americano.

E para ajudar o esporte que pratica, Mariana é Procuradora do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Fluminense de Rugby. “Exerço o cargo sem qualquer remuneração, mas com muito amor e convicção de estar contribuindo para o seu crescimento”, afirma.

E, para aguentar a correria dos compromissos profissionais – as atividades do escritório de advocacia e as aulas que ministra – e dos treinamentos, só mesmo uma boa alimentação e disciplina, afirma Mariana Maduro. “Meu prato no almoço é preparado com, pelo menos, sete cores. E os horários para os treinos, inclusive no fim de semana, são rigorosamente respeitados, mesmo quando as horas de sono são poucas”, conclui a atleta.

Assista aqui a entrevista da advogada Mariana Maduro

madurodentro2