Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

Rafael Direito: advogado nos tribunais e artista nos palcos

rafael

btn_cultural

 

 

 

 

Assista aqui a entrevista completa

O advogado especialista em Contencioso Cível e Empresarial não atua somente nos tribunais. Rafael Direito também está bem acostumado com os palcos e com a “vida de músico”. No início da faculdade, integrou a banda Poesia de Gaia que se apresentou em diversos locais do país, com lançamento do CD no Canecão (tradicional casa de espetáculos na Zona Sul do Rio, fechada há alguns anos), em abril de 2003. Já participou dos programas Domingão do Faustão, Altas Horas e Jô Soares, dentre outros. “Mas ainda fico nervoso quando ligam a câmera”, conta.

Ele revela que a mãe Cleide, cantora e pianista, bem como seu irmão mais velho, Bruno, que toca violão, sempre o incentivaram, tanto que as aulas de piano tiveram início aos quatro anos de idade. Rafael diz: “O piano ainda está na casa da minha mãe. Infelizmente não dá no meu apartamento e tive que substituí-lo por um elétrico”.

Com as atribulações cotidianas do contencioso, a música acaba ficando um pouco esquecida. “Não me dedicava com tanto afinco, então a deixei de lado por um pequeno período. Mas nunca larguei a música”, explica o processualista, que chegou a ser professor de processo civil num curso preparatório para a prova da OAB/RJ.

Sempre que tem oportunidade, desde quando era estagiário, sai do escritório e dá “canjas” em shows, já tendo divido o palco com os cantores Mart’nália e Celso Fonseca, bem como diversas “jam sessions” na casa de amigos. Quando foi trabalhar perante à Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça, também “levou a música” e participava de encontros semanais na escola de música local. E não esconde: “Fiquei conhecido como o homem das canjas (rs)”. Nas férias, durante uma viagem aos Estados Unidos, participou de uma simulação do Programa American Idol e ficou entre os finalistas!

Atualmente, Rafael Direito — quando pode — dedica seus fins de semana à música e às gravações, embora “sobre menos tempo do que gostaria”, diz. E sobre suas composições, shows e lançamento de CD afirma que o importante é manter a harmonia perfeita entre o pessoal e o profissional, ou seja, entre a música e a advocacia: “Cada coisa no seu tempo, sem atropelar as atividades profissionais”.

 



NOTÍCIAS

03/07/2018 - Sala Baden Powell promove festival de Bossa Nova

SAIBA +

22/06/2018 - Cineclube Direito em Movimento exibe a pré-estreia de Auto de Resistência

SAIBA +

12/06/2018 - Advogado paga meia no Festival Varilux de Cinema 2018

SAIBA +

11/06/2018 - Passeio histórico pelo Centro do Rio encanta os participantes da Caravana Sociocultural

SAIBA +

04/06/2018 - Confira os espetáculos com desconto em junho

SAIBA +

25/05/2018 - Coral de Madureira/Jacarepaguá completa quatro anos

SAIBA +

17/05/2018 - Assistir a Deadpool 2 no Cine Odeon é uma boa do final de semana

SAIBA +

16/05/2018 - Caravana Sociocultural leva advocacia para a estreia de peça sobre Luiz Gama

SAIBA +

09/05/2018 - Exposição Faces da Justiça chega à OAB Madureira/Jacarepaguá

SAIBA +

09/05/2018 - Coral da Leopoldina é presenteado com teclado pelo CAARJ Cultural

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]