Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SEM CATEGORIA | NOTÍCIAS

Suplementos alimentares: conheça os riscos

PillsInSpoon.tif

Em alta nas academias, os suplementos alimentares são comumente ingeridos por atletas ou pessoas que praticam atividades regularmente, como musculação ou corrida. Eles contribuem para a dieta fornecendo nutrientes e vitaminas que a alimentação por si só não é capaz de suprir.

Mas quando ingeridos de forma errada e sem a orientação de um nutricionista, os suplementos podem trazer sérios riscos ao organismo. Uma superdosagem  compromete o funcionamento do metabolismo e de alguns órgãos, podendo levar até à morte, segundo nutricionistas.

O tipo físico e a quantidade de exercício que a pessoa pratica por semana determinam se ela precisa utilizar suplementos e qual a dosagem correta.

 

Anvisa alerta para risco do consumo

O consumo de alguns suplementos alimentares, como Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros, pode causar graves danos à saúde, segundo a Anvisa.

De acordo com o alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, alguns desses suplementos contém ingredientes que não são seguros para o consumo como alimentos ou contêm substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser ingeridas sem acompanhamento médico.

O alerta da Anvisa ressalta, ainda, que muitos desses suplementos alimentares não estão regularizados junto à Agência e são comercializados irregularmente no Brasil.

Segundo o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares, são produtos fabricados a partir de ingredientes que não passaram por avaliação de segurança. “Esses suplementos contém substâncias proibidas para uso em alimentos, tais como: estimulantes, hormônios ou outras consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping”, explica.

Fonte: www.portal.anvisa.gov.br