Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SAÚDE | NOTÍCIAS

30/10 – Dia nacional de luta contra o reumatismo

shutterstock_74465920

 

O que é?

O reumatismo é considerado uma doença das articulações, músculos, ligamentos e tendões, de caráter não traumático, que pode atingir pessoas de qualquer idade. Cerca de 200 patologias estão associadas a estas inflamações. As mais conhecidas, a artrite reumatoide e a artrose, provocam dores agudas nas articulações e cartilagens. No entanto, as doenças reumáticas podem acometer órgãos internos, como coração e rins.

Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente, 15 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de reumatismo. Os sintomas iniciais do reumatismo são dores nas articulações, principalmente quando for superior a seis semanas e estiver acompanhada de inchaço, calor ou dificuldade para movimentar as juntas, sobretudo ao acordar pela manhã. Se a doença for descoberta nesses primeiros sinais e tiver um tratamento adequado o paciente reumático pode levar uma vida normal, diminuindo assim os riscos da incapacidade física. Por isso, ao perceber alguns desses sintomas, procure um médico.

Tratamento

O tratamento das doenças reumáticas inclui desde uma boa alimentação, realização de práticas integrativas (como fisioterapia, acupuntura), associada à realização de exercícios físicos e uso de medicamentos.
Alimentos ricos em ômega-3 ajudam a reduzir inflamação e, assim melhorar as condições reumáticas.

Mulheres

Apesar de afetar homens e mulheres, jovens e idosos, o público com maior prevalência da doença são as mulheres entre 30 e 40 anos. Elas chegam a ter reumatismo duas vezes mais que os homens. Por esse motivo, elas devem ficar atentas a alguns fatores de risco, como idade avançada, obesidade, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso e ingestão de fármacos que podem contribuir para o surgimento da doença.

Reumatismo-1