Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SEM CATEGORIA | NOTÍCIAS

Corrida x Caminhada

power-caminhada

Correr ou caminhar? Depende de qual objetivo o praticante deseja alcançar. Aqueles que buscam perder uns quilinhos e controlar o peso ao longo prazo devem optar pela corrida. Em geral, essa atividade é capaz de manter a massa corporal e a circunferência da cintura de seus praticantes mais estável.

Uma dica é se alimentar depois de correr, pois a corrida ainda ajuda a diminuir o apetite. Corredores também têm muito menos chances de ter níveis altos de colesterol ruim e diabetes se comparados a pessoas sedentárias.

Já a caminhada é o melhor exercício para quem está começando, além de ser o mais indicado para gestantes. Caminhar também é uma ótima opção para quem tem problemas cardíacos como pressão alta, já que a prática da atividade faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação e a oxigenação do corpo.

Pessoas muito acima do peso ou obesas também devem dar preferência à caminhada, pois o impacto nas articulações é menor. Esse exercício ainda combate a osteoporose, afasta a depressão e melhora a capacidade respiratória.

Vale ressaltar que independente da atividade escolhida, mexer-se é melhor do que ficar parado.