Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Equipe do Social participa do curso de capacitação sobre Previdência

socialcaa

A equipe do Serviço Social da Caarj participou, durante dois dias, do curso de capacitação sobre Previdência Social, promovido pelo INSS, na Contax, em Niterói.  O evento visa a instrumentalizar os representantes institucionais sobre noções previdenciárias, com informações básicas e amplas sobre legislação. Além de capacitá-los para exercerem o papel de multiplicadores da informação nas palestras realizadas nas subseções da OAB/RJ. No encontro, temas como perícia médica, reabilitação profissional, aposentadoria, benefícios e doenças foram abordados pelos palestrantes.

O médico perito do INSS José Mauro Callado falou sobre perícia médica. Nesta capacitação, o público teve uma visão do sistema e soube de forma mais detalhada as funcionalidades específicas relacionadas às atividades do profissional da perícia médica. “A idéia da perícia é reconhecer o benefício do cidadão, verificar se ele tem ou não direito ao auxílio, com base na legislação e no conhecimento técnico do perito médico” afirmou.

José Carlos Sobral, também médico perito, palestrou sobre a dificuldade de comprovar a atividade exercida pelo profissional autônomo. “É muito complexo. Tento buscar alguma forma de comprovar a função que exerce. Às vezes, até na conversa dá para identificar se a pessoa exercia mesmo tal atividade”.

Segundo a assistente social da Caarj, Dianne Arrais a capacitação para a equipe é importante, qualificando ainda mais o atendimento aos advogados. “Hoje, 90% dos profissionais do Direito que solicitam o benefício à Caarj não contribuíram com nenhum tipo de previdência”, observou.

A coordenadora do Núcleo de Educação Previdenciária do INSS/Niterói, Dilma Ferreira, enfatizou a finalidade da educação previdenciária. “O objetivo é disseminar a legislação previdenciária, dar apoio as empresas, no comando dos seus funcionários. É importante estreitar o contato entre o trabalhador e a Previdência Social”.