Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SEM CATEGORIA | NOTÍCIAS

Cientistas descobrem que frutas secas podem ajudar a prolongar a vida

Nozes

Uma pesquisa americana publicada na revista científica New England Journal of Medicine revelou que pessoas que consomem regularmente frutas secas como nozes, castanhas e amêndoas tendem a viver mais.

O estudo acompanhou  cerca  de 120 mil pessoas por 30 anos. Os que consumiram regularmente as olegaginosas motrara-se ser 11% menos propensos a morrer do que os que nunca comiam. Já o  consumo de até quatro porções semanais foi associado a uma redução de 13% no número de mortes, e o consumo de um punhado de oleaginosas por dia reduziu em um quinto a taxa de mortalidade durante o estudo. O trabalho indica que o consumo das frutas secas podereduzir em redução 29% as mortes por doença cardíaca e em  11%, no risco de morte por câncer.

 A pesquisa também apontou que quem consome nozes e seus relativos também tem um estilo de vida mais saudável, exercitam-se mais, são menos obesas e fumam menos. No entanto, os pesquisadores afirmam  ser “improvável” que esse fator, tenha impacto suficiente para alterar as conclusões da pesquisa e que as frutas secas de fato parecem colaborar para reduzir os níveis de colesterol, inflamações e a resistência à insulina.

 As frutas secas são um excelente alimento, ricas em  gorduras monosaturadas e polisaturadas, vitaminas e minerais e são bem comuns nas festas de final de ano.

Fonte: The New England Journal of Medicine