Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SEM CATEGORIA | NOTÍCIAS

Obesidade saudável não existe

obesidade

Um estudo divulgado pela publicação científica norte-americana Annals of Internal Medicine pretende derrubar o mito de que ser obeso mas ativo e sem distúrbios metabólicos associados (como diabete, pressão alta e colesterol alterado) não seria prejudicial à saúde. Segundo a pesquisa, o excesso de gordura está associado a problemas de saúde.

A pesquisa avaliou mais de mil estudos sobre o tema, tendo como base os dados de mais de 61 mil pessoas. Voluntários foram acompanhados em média por 10 anos para verificar sua evolução. Os que tinham sobrepeso e eram monitorados não apresentaram nenhuma melhora na saúde.

Um resultado importante verificado foi que pessoas acima do peso ideal que não tinham problemas metabólicos mostraram um risco 24% maior de enfarte ou morte no período analisado do que os com o peso ideal e também sem distúrbios metabólicos. O que mostra que o fator do sobrepeso foi decisivo para os problemas de saúde.

Com isso, o estudo mostrou que tanto os pacientes obesos e metabolicamente doentes quanto os que são obesos, mas metabolicamente saudáveis, têm risco elevado de morte por doenças cardiovasculares. O que comprova que a obesidade em si traz riscos à saúde.