Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SEM CATEGORIA | NOTÍCIAS

Por uma ceia mais tropical

ceia_natal

O Brasil importou a tradição e o cardápio de Natal da Europa, onde a celebração acontece no clima frio do inverno. Mas por aqui a estação é o verão e o clima quente pede comidas mais leves e adequadas ao clima tropical.

A nutricionista Fernanda Amorim Nascimento, professora do Centro Universitário Celso Lisboa, explica que os pratos típicos são calóricos como o pernil (mesmo assado), farofas com miúdos ou embutidos, chocotones, rabanadas e outras. Segundo ela, é possível tornar esses pratos mais saudáveis. “Uma alternativa seria substituir o pernil pelo frango ou outro tipo de ave assada, farofas mais simples, rabanadas ao forno e decoradas com açúcar mascavo para agregar mais valor nutricional, ou light para reduzir calorias, bolos feitos com farinhas integrais e frutas da estação, como abacaxi e melancia”, ensina.

É importante lembrar que durante o verão a necessidade de hidratar-se aumenta, porque perdemos mais líquidos através do suor. Essa também é uma época de maior consumo de bebidas alcoólicas, o que contribui para a desidratação. Por isso é importante beber bastante líquido. “Uma dica importante é aumentar a ingestão de água e sucos naturais, dando preferência para as frutas cítricas, como limão, laranja e cajú, que são ricas em vitamina C, e frutas antioxidantes, como acerola, morango, açaí e uva”, explica Fernanda.

Mas não é por ter um cardápio mais tropical e saudável que ele tem que ficar menos natalino. É possível fazer algumas mudanças e manter o espírito da festa. Algumas sugestões são: trocar o tradicional panetone ou chocotone por um bolo integral com frutas secas; água aromatizada ou sucos de frutas no lugar do refrigerante; rabanada assada; aves assadas; salada de bacalhau com vegetais cozidos ao vapor e ao dente, e regado com azeite extra-virgem.

O chef Juan Funes, do restaurante argentino Tragga, criou uma receita fácil e chique para a ceia de Natal, usando chester, frutas e quinoa para uma refeição mais leve, como pede o clima carioca.Veja a receita.