Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SAÚDE | NOTÍCIAS

Salve o verão!

IMG_2348

 

O verão, considerado por muitos a época mais gostosa do ano, pode ser bem aproveitado com alguns cuidados simples com a saúde. Como por exemplo, não exagerar na exposição ao sol, para evitar queimaduras. Além de beber bastante líquido, para não correr o risco de insolação, que é o aumento excessivo da temperatura do corpo. O uso diário de filtro solar é fundamental, assim como evitar o sol no período entre 10h e 16h.

Também é comum durante o verão o registro nas unidades de saúde do aumento no número de casos de intoxicação alimentar. Isso acontece porque o calor faz com que os alimentos se deteriorem mais rapidamente. Por isso, é necessário estar atento para não deixar comida fora da geladeira. Outro cuidado é com o transporte de alimentos, que deve ser feito em bolsas térmicas com gelo.

A micose também é recorrente nos dias de calor. A umidade da pele estimula a proliferação de bactérias que ocasionam a micose. As áreas do corpo mais propensas à micose são: virilha, dobra dos seios e dos pés. A medida para evitá-la é manter essas regiões sempre bem secas.

O epidemiologista Alexandre Chieppe alerta: “As pessoas precisam estar atentas à saúde durante o verão, principalmente, com os idosos e as crianças, que são os que mais sofrem com doenças típicas desta época do ano”.