Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Carteira do Idoso garante benefícios sociais em todo o país

Carteira do Idoso

O idoso tem gratuidade ou desconto em diversas atrações culturais e na compra de passagens interestaduais, mediante apresentação da Carteira do Idoso. Para garantir estes benefícios, é necessária a emissão do documento. Mas onde solicitar a carteira?

A Carteira do Idoso, válida para as pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos, pode ser requerida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município residencial. O idoso se inscreverá no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o Cras poderá solicitar a carteira por meio do sistema Carteiro do Idoso.

No documento estão informações de identificação do idoso e do município em que ele mora,bem como o Número de Identificação Social (NIS) e a foto. De posse do documento, o direito à gratuidade ou ao desconto no valor das passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário está assegurado, conforme prevê o Estatuto do Idoso, de 2003 (http://bit.ly/MOmWZy)