Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SEM CATEGORIA | NOTÍCIAS

Animais de estimação também terão passaporte para embarque internacional

PET

 

Os animais de estimação, cães e gatos, terão passaporte para viajar ao exterior. O  documento, que também poderá ser usado em viagens nacionais, começará a ser expedido em fevereiro de 2014.

A solicitação deverá ser feita nas unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Mapa) em portos, aeroportos, aduanas e postos de fronteira do país. O proprietário do animal receberá o passaporte do animal até 30 dias após o pedido, sem qualquer custo.

No “Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos” estarão informações gerais do animal – nome, espécie, raça, sexo, data de nascimento e pelagem – e atestado de saúde, assinado por um médico veterinário – com exame clínico, comprovantes de vacinação, tratamento contra pulgas, carrapatos e vermífugos.

Mas, alguns países podem não aceitar o documento, sendo necessária a emissão do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), expedido pela Vigiagro, o que viabiliza o transporte dos animais de estimação, além de atestados de saúde e comprovantes de vacinação.