Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Advogados são favoráveis à campanha que dispensa uso do paletó e da gravata

Marcos Santos Portella não usa paletó e gravata em dias de calor

Marcos Santos Portella não usa paletó e gravata em dias de calor

O sol forte e o intenso calor continuam. E o termômetro em frente ao Fórum da capital registra mais de 40 graus, tornando a rotina dos advogados mais penosa, devido ao uso do paletó e da gravata para o exercício profissional. O presidente da Caarj, Marcello Oliveira, defensor da não utilização do traje, lançou a campanha “Paletó no verão, não!”, em parceria com a OAB-RJ.

Marcello afirma que o advogado pode aliar um traje respeitoso com o verão sem prejuízo a sua atividade. “O não uso do paletó e da gravata não diminui o profissional”. E diz: “O vestuário não muda sua qualificação”.

O civilista Luiz Fernando da Silva chegou ao Fórum Central bastante suado. Morador da Vila Valqueire, ele declarou: “É constrangedor me apresentar ao juiz com a camisa completamente molhada”. E disparou: “É uma covardia adotar traje europeu num país tropical, prejudicando a saúde do advogado”.

Danilo Tavares Paiva disse que o uso da gravata é o que mais o incomoda. O criminalista explicou ainda que os pequenos trajetos que fazia a pé, como encontrar um cliente próximo ao escritório ou as idas ao Fórum, no verão são percorridos de táxi.

Marcos Santos Portella colocou a campanha em prática. Sem paletó e sem gravata, afirmou que não teve problemas em despachar com os juízes. “Estou tentando convencer meus colegas no escritório a fazerem o mesmo, compartilhando a campanha da Caixa”, disse.

O trabalhista Braz Simões de Oliveira relatou que em Manaus, onde também advogada, participa das audiências sem o traje formal, mas no Rio ainda prefere seguir a regra para não ter que se submeter a nenhum tipo de constrangimento perante os juízes.

As advogadas são solidárias aos colegas. A paulista Andréa Lucia da Silva diz: “Não é aceitável chinelo e bermuda no calor do Rio. O traje social, sem paletó e gravata é o ideal”. Roberta Veras Norberto é da mesma opinião: “É tortura exigir terno, sem ar central no Fórum”.

A campanha continuará para que todos os magistrados adotem a dispensa da vestimenta formal durante o verão.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.



NOTÍCIAS

01/02/2019 - Felipe Santa Cruz assume Conselho Federal

SAIBA +

15/01/2019 - Advocacia passa a contar com a Clínica Consulta Carioca CAARJ

SAIBA +

03/01/2019 - Nova diretoria da Caarj realiza sua primeira reunião

SAIBA +

13/12/2018 - Decisão do STF abre caminho para Caarj reverter dívidas milionárias

SAIBA +

13/11/2018 - Secretária-geral da CAARJ recebe Comenda da Resistência Cidadã

SAIBA +

07/11/2018 - CAARJ entrega à ABRAPAC 589 doações do Outubro Rosa

SAIBA +

11/10/2018 - CAARJ se une novamente à campanha Natal sem Fome

SAIBA +

28/09/2018 - CAARJ inicia seu Outubro Rosa de 2018

SAIBA +

24/07/2018 - Balanço da atual gestão da CAARJ é pauta no 4º Encontro dos Delegados

SAIBA +

20/06/2018 - Evento com o tema Ensino Jurídico e Democracia é realizado na CAARJ

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]