Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SEM CATEGORIA | NOTÍCIAS

No calor, os cuidados com as crianças devem ser redobrados

dreamstime_5868813 copy

 

É verão, época de férias escolares, e quem tem criança em casa fica com a tarefa de entretê-las. Mas na hora de escolher os programas, é preciso tomar alguns cuidados para proteger a saúde dos pequenos e assim garantir a diversão nos dias quentes.

“As crianças tendem a tolerar pior os efeitos do calor. Assim, é importante mantê-las hidratadas e evitar exposição demasiada em ambientes com calor intenso”, explica Débora Fontenelle, clínica geral e assessora técnica da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Assim, na hora de levar as crianças para a rua, deve-se tomar cuidado com o horário. É aconselhável evitar o período de 11h às 17h (do horário de verão), pois o calor e a incidência de raios solares tendem a ser mais intensos. Ao permanecer em ambientes fechados, Fontenelle dá a dica: “Os locais com ventiladores ou ar condicionado devem ser priorizados”.

Outra pedida é dar preferência às atividades realizadas em locais mais arejados ou feitas em ambientes aquáticos, sem esquecer-se de respeitar o horário indicado para exposição ao sol, lembrando sempre de hidratar as crianças, preferindo água e sucos naturais. Na alimentação, o cuidado também deve ser maior: “opte por alimentos de fácil digestão. Sucos, frutas frescas e saladas são uma ótima escolha para dias quentes”, atenta Fontenelle.