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Insônia? Saiba como se prevenir

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A insônia é um distúrbio do sono que impede a pessoa de dormir. Ela se revira na cama por horas, muda de posição, conta carneirinhos, mas nada de dormir. As noites mal dormidas provocam irritação, sonolência, cansaço, falta de energia durante o dia, dificuldade de focar nas prioridades e compromissos. De acordo com a Sociedade Brasileira do Sono (SBS), o problema atinge cerca de 43% dos brasileiros que sofrem com algum tipo de transtorno do sono.

A produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse, consequência das tarefas cotidianas ou de situações limites são as causas mais importantes e mais comuns.

O sono é importante para manter a boa saúde. O repouso adequado mantém a mente e o corpo ativos e capazes de lidar com doenças.

Os especialistas citam algumas dicas para uma boa noite de sono:

1. Horário regular para dormir e despertar;

2. Ir para a cama somente na hora de dormir;

3. Ambiente saudável;

4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir;

5. Não fazer uso de medicamentos indutores do sono, sem orientação médica;

6. Não exagerar no consumo de café, chá preto, chá mate, chocolate, guaraná e refrigerante;

7. Praticar atividade física em horários adequados e evitar o exercício próximo à hora de dormir;

8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado;

9. Não levar problemas para a cama;

10. Optar por atividades repousantes e relaxantes após o jantar;

11. Não vá para a cama com fome ou após ter se alimentado exageradamente;

13. Beber leite;

14. Evitar colocar TV no quarto e desligá-la pelo menos uma hora antes de se deitar.
As dicas ajudam a prevenir e até mesmo a controlar a insônia, além de melhorar de forma significativa a sua qualidade de vida.