Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Advogado supera as barreiras profissionais aos 81 anos de idade

Carteira Oab de 1964 e uma atual

Há 50 anos, o advogado Waldyr José da Costa exerce a profissão. E na lucidez dos seus 81 anos de idade, explica: “Adoro minha profissão. Sou um mediador de conflitos”.

O técnico de contabilidade e jogador de futebol amador, que vestiu a camisa do Bonsucesso e do Olaria, é formado pela Faculdade Nacional de Direito, no Centro do Rio de Janeiro, onde iniciou a carreira na área criminal. Paralelamente, advogou em São Paulo, Minas Gerais e em Nova Friburgo, cidade que escolheu para fixar residência desde 1986.

Dr. waldyr josé da Costa.

“Hoje atuo em juizado especial e família. Advogo muito em casos de divórcio”, diz Waldyr. Ele conta com alegria que já conseguiu evitar a separação de um casal e uma tragédia anunciada: “O marido descobriu que era traído e queria matar a esposa, consegui fazê-lo desistir do ato”.

Apesar dos anos de trabalho e da pequena aposentadoria que recebe, Waldyr afirma: “Não sou um homem rico. Sempre me sensibilizei com a situação econômica do cliente e muitas vezes abri mão dos honorários ou do valor a receber pela causa”.

Waldyr é assistido pelo Serviço Social da Caarj, devido às necessidades financeiras e de saúde. Ele afirma: “Se não fosse a Caixa, já estaria morto. Sou sozinho, viúvo e sem laços familiares, o acompanhamento das assistentes sociais me auxilia muito”.

Dr. waldyr josé da Costa e Ligia Callado Assistente  Social

Dr. Waldyr José da Costa e Ligia Callado, assistente social da Caarj.