Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Campanha Paletó no verão, NÃO! tem adesão dos advogados

12223184045_88a6237da9_c

 

A campanha Paletó no verão, NÃO! ganhou as ruas e a adesão dos advogados fluminenses que transitam nos fóruns e tribunais, sob o sol de mais de 40 graus.

No Tribunal Regional do Trabalho, no Centro do Rio, onde a equipe da Caarj esteve durante toda a manhã, distribuindo material explicativo da campanha – lançada no início de janeiro junto com a OAB/RJ -, os advogados faziam questão de colar o adesivo do “Paletó no Verão, NÃO!” antes do início das audiências.

O advogado Pedro Rolando Barcellos é a favor da campanha e afirmou: “Já fiz audiência sem paletó e sem gravata na quarta vara aqui do TRT”. Há 38 anos no exercício profissional, Pedro diz que o traje só contribui para aumentar o risco à saúde.

Alexander Calixto Costa Dantas declarou: “É desumano a exigência do uso do paletó e da gravata”. Luiz Barbosa Cabrita, que chegava ao TRT suado, vindo do escritório localizado no bairro de Bento Ribeiro, disse: “Todo advogado deve aderir à esta campanha”.

José Tadeu Gonçalves Ferreira revelou que ainda há muita resistência dos juízes em prol da liberação do traje: “Não é a vestimenta que caracteriza respeito e sim a educação e o comportamento do profissional”.

A tarde, a ação aconteceu no Fórum Central do Rio, onde o civilista Leandro Paes, abordado pela equipe da Caarj, relatou: “Já presenciei um colega desfalecer na fila do Proger, devido à queda de pressão provocada pelo calor. Apoio integralmente a campanha. Não usar o traje não diminui a dignidade do profissional. O vestuário não dá competência ao advogado para o exercício da profissão; para avaliá-lo há o exame de Ordem”.

O presidente da Caarj, Marcello Oliveira, afirma que a campanha continuará e será intensificada, para que os magistrados adotem a dispensa da vestimenta formal durante o verão. Marcello também disse que o plantão de enfermagem da Caarj, no Fórum da Bangu, desde o dia 8 de janeiro, para verificação da pressão arterial dos advogados e orientações sobre medidas de prevenção aos males causados pelo calor será mantido até o fim da estação.

Já no TRT/RJ, segundo sua assessoria de comunicação, embora haja uma ambulância estacionada na entrada do prédio, a equipe de médicos para atendimentos em situações de emergência (risco súbito de vida) que ocorram nas dependências dos prédios, fica de plantão no fórum do tribunal, localizado na Rua Gomes Freire.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja mais fotos aqui.

 



NOTÍCIAS

11/05/2018 - Marcello Oliveira participa de encontro nacional dos presidentes de Caixas de Assistência

SAIBA +

08/03/2018 - Mês da Mulher conta com programação especial

SAIBA +

08/03/2018 - 8 de Março, da Publicidade à Reflexão Crítica

SAIBA +

02/02/2018 - Voe Legal é o meio de a advocacia viajar mais barato

SAIBA +

07/12/2017 - Advogados agora contam com clínica exclusiva e a preços acessíveis no Centro do Rio

SAIBA +

10/11/2017 - CAARJ e OAB formalizam conjuntamente a isenção da anuidade para advogadas em ano de parto ou adoção

SAIBA +

01/11/2017 - Exposição Faces da Justiça chega à Região dos Lagos

SAIBA +

19/10/2017 - Outubro Rosa Caarj chega em Nova Iguaçu

SAIBA +

16/10/2017 - Outubro Rosa da Caarj participa de ação em Madureira

SAIBA +

11/10/2017 - Campanha Outubro Rosa começa a receber doações de cabelos

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]