Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Campanha contra o alcoolismo é lançada pela Caarj no Fórum central

campanha

A Caarj entra na luta contra o uso abusivo do álcool e lança nesta quarta-feira (19) a Semana Nacional contra o Alcoolismo, no Fórum da capital, às 11h. A equipe do Serviço Social estará no local distribuindo material informativo sobre os riscos à saúde provocados pelo consumo de bebida alcoólica, sintomas e como tratar a doença.

A vice-presidente da Caarj, Naide Marinho, ressalta a importância da ação: “Campanhas de prevenção e alerta contra o alcoolismo são realizadas em todo o mundo e nós, da Caixa, também estamos nessa luta”. Naide, que também é diretora do Serviço Social e do Eixo Vida da Caarj, disse que é necessário alertar e esclarecer a advocacia e a sociedade em geral sobre os males causados pelo álcool, droga lícita, de fácil acesso e consumo admitido. “É indicar e conscientizar que é um caminho a não ser seguido”, completa.

A campanha durante a semana será realizada no Fórum da Barra da Tijuca, dia 20, a partir das 11h, e no Fórum de Madureira, dia 21, a partir das 10h.

Com relação à escolha dos locais, a vice-presidente da Caarj explica: “Nestas comarcas, estão as maiores concentrações de advogados e representantes da sociedade civil. Portanto, atingiremos um grande número de pessoas”.

A gerente do Serviço Social, Dianne Arrais relatou que o alcoolismo atinge diversas classes sociais e interfere na vida financeira e familiar do indivíduo.

“As assistentes sociais da Caarj estão capacitadas para oferecer auxílio aos advogados”, disse a gerente. A equipe nas visitas à casa dos profissionais de Direito em situação de vulnerabilidade ao identificar problemas encaminha aos órgãos e entidades que possam tratar do caso, com sigilo absoluto”, explicou.

O álcool, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está relacionado a 3,2% das mortes no mundo e é o fator de risco que mais contribui para a incidência de doenças. Provoca aumento nos gastos públicos e privados, com impacto em condições de saúde, de trabalho e na família. O excesso no consumo de bebidas alcoólicas acarreta ainda disfunções como violência, suicídio e acidentes de trânsito e causa dependência química.