Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURAL | NOTÍCIAS

“Escangalha!” promete ferver o Carnaval na Gávea

destaque

O advogado especialista em Direito Público, Tiago Rodrigues Barboza, é um dos organizadores do bloco carnavalesco “Escangalha!”, que sai no próximo sábado, dia 1º de março, a partir das 9h, com concentração na Rua Orsina da Fonseca, na Gávea. Ele também toca caixa durante o desfile do bloco.

O “Escangalha!” desfila no Carnaval, mas não faz samba todos os anos. “Tocamos sambas de quadra, sambas de roda e sambas enredo de todas as escolas. Aliás, essa é uma característica do bloco. Tocamos apenas samba com atenção especial aos sambas enredo. Tanto aos antigos e belos sambas enredo quanto aos novos, já que também há muita coisa boa sendo feita. As marchinhas só entram no final de forma descompromissada, pro pessoal relaxar e brincar um pouco mais”, disse Tiago. Os ensaios são realizados na segunda metade do ano até o Carnaval. Atualmente são feitos na quadra do Clube Ginástico Desportivo, que fica em cima do Túnel Rebouças.

A novidade deste ano é a camisa, que será uma homenagem às escolas de samba do Rio e promete dar um colorido todo especial à Gávea. Além disso, tem a estreia do novo mestre de bateria Luciano. “O Luciano já estava com a gente, mas pela primeira vez vai comandar os ritmistas. Sua grande experiência em escolas como União da Ilha, Beija-Flor, Grande Rio e Viradouro, promete dar uma pegada especial para a bateria”, revelou.

O advogado falou sobre a história do bloco, que atualmente conta com seis dos trinta fundadores. “Surgiu como uma ideia de um grupo de amigos, que vendo o ressurgimento do carnaval do Rio de Janeiro, resolveu contribuir. Após o Carnaval de 2007, decidimos nos engajar no projeto: criar um bloco de amigos, sem pretensão de crescimento rápido e imediato, sem fins lucrativos e com uma bateria formada a partir de ‘oficina’ criada para essa finalidade. A ideia do nome veio em uma das reuniões dos fundadores, que varavam a noite, tentando definir o local, data, nome e o que queríamos para o bloco. Então, vieram as ideias: escangalhar de alegria, “se acabar” no carnaval e o nome Escangalha!”, explicou.

“Nossa intenção é fazer um carnaval divertido, alegre, mas com a preocupação de manter uma qualidade à altura da tradição do carnaval carioca”, afirmou o organizador. “Não ficamos preocupados com a estimativa de público. Quem chegar é sempre bem vindo”, disse.

 



NOTÍCIAS

03/07/2018 - Sala Baden Powell promove festival de Bossa Nova

SAIBA +

22/06/2018 - Cineclube Direito em Movimento exibe a pré-estreia de Auto de Resistência

SAIBA +

12/06/2018 - Advogado paga meia no Festival Varilux de Cinema 2018

SAIBA +

11/06/2018 - Passeio histórico pelo Centro do Rio encanta os participantes da Caravana Sociocultural

SAIBA +

04/06/2018 - Confira os espetáculos com desconto em junho

SAIBA +

25/05/2018 - Coral de Madureira/Jacarepaguá completa quatro anos

SAIBA +

17/05/2018 - Assistir a Deadpool 2 no Cine Odeon é uma boa do final de semana

SAIBA +

16/05/2018 - Caravana Sociocultural leva advocacia para a estreia de peça sobre Luiz Gama

SAIBA +

09/05/2018 - Exposição Faces da Justiça chega à OAB Madureira/Jacarepaguá

SAIBA +

09/05/2018 - Coral da Leopoldina é presenteado com teclado pelo CAARJ Cultural

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]