Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Benefícios da redução de açúcar na dieta

8813694278_21a3ea17b0_b

Foto: Flickr / Wagner Cezar / CC BY-ND 2.0

 

No passado ele já foi razão para grandes expedições que atravessavam o mundo e chegou a ser chamado de “ouro branco”, de tão valioso que era. Hoje, por outro lado, o açúcar é tido como um grande vilão da alimentação saudável.

A má fama tem sua razão. A ingestão excessiva de açúcar pode causar diversos problemas, como obesidade e diabetes. Classificado como um carboidrato simples, ele é digerido e absorvido de forma muito rápida pelo corpo, o que traz malefícios.

“Uma vez chegando de forma rápida ao organismo, esses carboidratos induzem mudanças no nosso metabolismo, como estimular a liberação de insulina ou favorecer um maior depósito de gordura em tecidos adiposos”, explica Ana Luisa Kremer Faller, professora do Departamento de Nutrição e Dietética, do Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Além disso, o açúcar é um alimento pouco nutritivo, especialmente quando ele é refinado, pois no processo de refino alguns micronutrientes se perdem. “Nos menos refinados, como o mascavo ou o melado, esses ainda são preservados”, diz Ana Luisa. No entanto, engana-se quem pensa que eles são opções mais saudáveis “Eles ainda têm o mesmo valor energético e resultam nas mesmas alterações metabólicas que o açúcar refinado, devendo ser consumidos em moderação da mesma maneira”, completa.

Mas apesar de todos os malefícios, é difícil resistir ao sabor das guloseimas açucaradas. Isso acontece porque o sabor doce vicia o nosso paladar. Assim, fica cada vez mais difícil de fugir dos doces. Para desacostumar o paladar ao gosto doce, Ana Luisa indica que o corte no consumo de açúcar seja feito aos poucos. “Pode ser inicialmente uma tarefa difícil, mas o ideal é começar a se forçar a colocar cada vez menos açúcar nos produtos que você consome”.

Dessa maneira o organismo vai se acostumando com as quantidades cada vez menores de açúcar e a pessoa passa a sentir o verdadeiro sabor dos alimentos. Por isso, não é uma boa ideia substituí-lo por adoçantes, já que o gosto pelos alimentos de sabor doce continua. “Minha sugestão é deixar os produtos industrializados adoçados, por açúcar ou adoçante, para um consumo esporádico para não criar o hábito”, finaliza Ana Luisa.



NOTICIAS

14/06/2018 - CAARJ e HEMORIO definem ações no Dia Mundial do Doador de Sangue

SAIBA +

05/06/2018 - CAARJ já imunizou mais de 1.800 contra a gripe

SAIBA +

09/05/2018 - CAARJ já imunizou 695 contra a gripe

SAIBA +

27/04/2018 - CAARJ inicia Campanha de Vacinação contra a gripe

SAIBA +

27/04/2018 - CAARJ fecha parceria com clínicas med10 em Barra do Piraí e Angra dos Reis

SAIBA +

06/04/2018 - CAARJ em blitz pela saúde e bem-estar da advocacia

SAIBA +

05/04/2018 - Blitz Saúde CAARJ abraça a advocacia no Mês da Saúde

SAIBA +

21/02/2018 - Campanha ‘Paletó no Verão, Não!’ agora mira no TRT

SAIBA +

20/02/2018 - Após imunizar 4.500 advogados, CAARJ segue com campanha de vacinação contra a Febre Amarela

SAIBA +

26/01/2018 - CAARJ realiza campanha pela dispensa do terno e da gravata durante o verão

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]