Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SAÚDE | NOTÍCIAS

HPV: o que é e como prevenir?

destaquehpv

O HPV é um vírus que pode ser contraído através da via sexual e não sexual, embora a via sexual seja a de maior incidência . Existem vários subtipos do vírus HPV, que de maneira geral dividimos em baixo risco e alto risco. E, logo vai vir a pergunta , porque baixo risco e alto risco? Baixo risco para câncer. Alto risco para câncer.

Neste alto risco para câncer, o HPV, vai até o colo do útero e causa uma ferida , ferida esta que vai aumentando e pode chegar ao câncer de colo uterino. Mas é importante salientar, que esta lesão não inicia como câncer, ela passa por estágios iniciais , que podem ser detectados e tratados, sem deixar que evolua para o estágio da malignidade.

O objetivo da vacina, aplicada em três doses, é proteger contra este vírus e seus efeitos. O ideal é começar pelos jovens, de ambos os sexos, que ainda nao iniciaram a vida sexual, para tentar dar a eles uma maior proteção, antes mesmo de ter o contato com o vírus. Entretanto, isto não significa, que as pessoas que já tem vida sexual ou mesmo de outras faixas etárias não possam se vacinar.

O médico poderá encaminhar sua paciente de outras idades e ela será vacinada, em clínicas privadas. Na rede pública, a campanha de vacinação gratuita é dividida por faixas etárias, inicialmente para as meninas de 11 a 13 anos. No próximo ano deve ser a faixa de 14 a 16.

O grande alerta é para a juventude que vai tomar a vacina é não acreditar, que só porque tomou a vacina contra HPV esta imunizada contra todas as outras DSTs (Doença Sexualmente Transmissível).

É importante a conscientização que o uso do preservativo é fundamental, já que a vacina não previne gravidez indesejada, HIV, hepatite B, herpes, sifilís, Clamydia e tantas outras doenças.

Isabel Lucena é médica ginecologista do Centro Médico e de Fisioterapia Niterói/Caarj