Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SEM CATEGORIA | NOTÍCIAS

Advogado supera obesidade e vira maratonista

maratonista_adv

O advogado corporativo Walquer Figueiredo é professor de História e um exemplo de superação. Até os 54 anos, Walquer sofria de obesidade mórbida, pesava 140 quilos e era sedentário. “Depois de uma cirurgia para a contenção de uma hérnia, ouvi a seguinte pergunta do cirurgião: ‘Você quer morrer?’. Resolvi dar outro rumo à minha saúde”, disse o corredor.

Ele começou a caminhar e, juntamente com a atividade física, iniciou também uma reeducação alimentar. Emagreceu 56 quilos de forma saudável, com dieta e exercício físico. “Nunca tinha feito atividade física. Comecei a caminhar e não parei mais”, diz ele, explicando o motivo do seu apelido “Walker Walking”.

Dez meses depois, partiu para a corrida. Hoje, aos 60 anos, ele participa de uma equipe de corrida e de maratonas. O próximo desafio serão os 42 km de Paris, maratona que acontecerá em abril.

Walquer revela que a primeira prova e premiação como corredor foi na 2ª Corrida dos Advogados, promovida pela Caarj, em 2008, onde participou dos 5 km. “Minha filha, Maria Cyntia acompanhou a corrida e chorou muito no final, emocionada com a superação do pai’, lembrou.

Walquer, por meio do incentivo do professor Ricardo Sartorato, treinou bastante para disputar os 10 km e mais tarde os percursos de 21 km. Após diversas meias maratonas, o professor disse que o corredor estava preparado para fazer a primeira maratona (42 km) em Nova York por ser um aluno disciplinado. “A emoção é muito forte e impactante”, contou. Depois disso, já correu maratonas em Berlim, Buenos Aires e Amsterdam.

O advogado escreveu o livro “Sonho possível: da obesidade à maratona”, onde narra todos os passos de sua vida. “Depois disso vi que jamais vou deixar de fazer exercícios físicos, de correr e de me alimentar adequadamente”.