Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Advogada volta à militância após acidente, com apoio do Serviço Social

destaqueluta

Superação e luta são as palavras que definem a vida da advogada Fabiana José dos Santos. Após sofrer um grave acidente automobilístico, em junho de 2012, na estrada a caminho da Região dos Lagos, com um grupo de amigos para participarem de uma festa de aniversário, Fabiana diz que a cada dia conquista uma vitória.

Ao receber a assistente social da Caarj, Alessandra Dimari e a estagiária, Larissa Shelly em sua residência, na Tijuca. Zona Norte da cidade, ela explicou que depois de três meses em coma, acordou na casa da mãe, em Campo Grande. “Meu irmão perguntou se eu sabia o que estava acontecendo. Respondi que sim, que estava deitada. E ele me contou que tinha sofrido um acidente de carro”.

A luta da mãe, Glória foi fundamental para sua sobrevivência. Fabiana revela que ela a retirou do hospital em coma, à revelia da direção da unidade. “Minha mãe forçou minha alta assumindo os riscos e cuidou muito de mim em casa, sem descanso”. Em seguida, procurou ajuda na Clínica da Família, em Campo Grande e mesmo depois das explicações do médico não desanimou. Ouvir o diagnóstico de que a filha fraturou a coluna e talvez, sem previsão, voltasse a andar, com muita fisioterapia, não esmoreceu Glória, conta a advogada. “A clínica passou todas as orientações para minha mãe. A ensinou como cuidar de mim e com acompanhamento da equipe de enfermagem, que me visitava sempre, consegui vencer os principais obstáculos”, diz.

Atualmente, Fabiana está em tratamento na Rede Sarah e já reaprendeu a fazer muitas coisas. “Recuperei alguns movimentos e um pouco da coordenação motora”, explica. Embora ainda não consiga ter uma vida totalmente normal, devido a falta de equilíbrio, necessitando, por vezes, de apoio para locomoção.

Outra demonstração de coragem é voltar ao exercício profissional. Ela vibra ao declarar: “Já consigo fazer algumas audiências e dar continuidade ao trabalho”.

Com relação à ajuda que recebeu da Caarj Fabiana afirma: ”Solicitei a isenção da anuidade da OAB, como forma de benefício para voltar a militância. Sou muito grata à Caixa de Assistência por me conceder o auxílio e permitir meu retorno à advocacia”.