Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Movimento Down completa dois anos de assistência às famílias

destaquedown

Há dois anos, movida pelo desafio de “identificar o que já existia, produzir o que faltava e organizar de forma clara” conteúdos sobre a síndrome de Down, a advogada Maria Antônia Goulart idealizou e coordena o Movimento Down (www.movimentodown.org.br).

A necessidade do conhecimento sobre a doença surgiu da própria dificuldade de compreender a síndrome para cuidar da filha, Beatriz, só diagnosticada no parto. “Não tinha ideia de como proceder e ao buscar dados, me deparei com informações desatualizadas, mas muito conteúdo em língua estrangeira”, explicou Maria Antônia.

E para ajudar outras famílias com o mesmo problema, criou o movimento, em março de 2012. Ela ressalta que a finalidade é orientar e instrumentalizar a família, independente do local em que reside, para cuidar e dar capacitação adequada aos portadores da síndrome. “A mãe que está em uma cidade sem assistência especializada para seu filho com Down, entra no site do movimento, baixa o material para orientação sobre a doença, modelos de brincadeiras didáticas e cuidados de saúde, educação e terapia ocupacional para praticar em casa. Tudo revisado, testado e aprovado pelos melhores e mais capacitados profissionais sobre o assunto”, afirma a coordenadora.

No site, diversas solicitações sobre a síndrome de Down chegam de pessoas de diferentes partes do país, com mais de três mil famílias já atendidas e orientadas, por email ou contato telefônico ou até mesmo pessoalmente.