Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Autismo mudou o rumo profissional de advogado

destaque

A vida do advogado Cláudio Sarkis mudou completamente depois do diagnóstico de autismo de seu filho, Tarik Sarkis (21). A preocupação com o futuro fez com que Claudio procurasse ajuda especializada, o que era escasso quando Tarik era criança. Duas décadas depois, ele se tornou um militante dos direitos dos autistas. Hoje tem lutado pela busca de respostas e de uma melhor qualidade de vida para os autistas e suas famílias.

O contato com a síndrome modificou a vida profissional e pessoal de Cláudio, que afirma ter se tornado mais humano, compreensivo e disposto a lutar por seus ideais. Na busca pelo melhor, Cláudio se deparou com o despreparo dos médicos e dos serviços de saúde na época. O aparente descaso fez com que ele pesquisasse a síndrome e buscasse ajuda nas poucas instituições que entendessem do caso. Por um longo período a advocacia foi deixada de lado.“Ele passou a ser prioridade”, lembra.

Claudio recebeu o convite para gerir um Centro Integrado de Educação Especial, que seu filho frequentava. No local notou a falta de estrutura e até desrespeito com os pacientes. Em 10 meses de gestão angariou melhorias para a instituição. “Abrimos uma conta SUS para a unidade e passamos a receber recursos”. Por questões burocráticas o trabalho foi descontinuado, mas Cláudio continuou na procura por excelência no tratamento do autismo. Hoje seu filho é medicado com vitaminas e doses mínimas de remédio que controlam a ansiedade.

“Compreendi que os pais de crianças especiais precisam tanto de apoio quanto seus filhos”, disse. “Por isso sempre defendi que esse deveria ser o primeiro passo para inclusão de nossas crianças; primeiro ele precisa estar integralmente inserido no contexto familiar, depois na sociedade em geral”, finalizou.

 

Cláudio Sarkis e seu filho Tarik Sarkis

Cláudio Sarkis e seu filho Tarik Sarkis