Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SEM CATEGORIA | NOTÍCIAS

Mergulho: paixão que já dura 40 anos

desportista

Um mergulho despretensioso no mar de Ubatuba, em São Paulo, desencadeou uma paixão e um fascínio no ainda adolescente Jorge Ministro. Quarenta anos depois, o advogado conta que o amor pelo mergulho ainda perdura.

Jorge revela que, dos 18 aos 22 anos, “vivia” para mergulhar e passava seis horas dentro d’água. “A vida marinha e a água cristalina das praias brasileiras, principalmente na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, são fascinantes”, afirma o mergulhador.

O advogado revela que o mergulho veio depois da vocação para o Direito, que surgiu aos 9 anos. “Sempre tive a certeza da escolha profissional na cabeça”, diz. “E o esporte não atrapalhou os estudos. Mesmo durante a faculdade, não abandonei o hobby. Sobrava um tempinho e eu fugia para Búzios, mergulhava e voltava em seguida”, explica Jorge.

A paixão contagiou a filha de 15 anos, que também adora o mar. “Nas viagens em família, pelo Brasil ou no exterior, sempre procuramos uma praia ou rio para um mergulho”, revela.

O mergulhador afirma que não passou por nenhuma situação de risco, porque sempre utilizou equipamento de segurança. “Uso máscara de boa qualidade, luvas e roupa adequada para proteção”, revela. E brinca: “Pato novo não mergulha fundo”.’