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Conheça os benefícios das frutas do outono

fruta-outono

O outono é conhecido por ser a época das folhas secas caídas e temperaturas mais amenas. Mas essa também é marcada pela variedade frutífera por ser uma meia estação e apresentar características do verão e também do inverno. Cada fruta possui um processo individual de amadurecimento, que varia de acordo com as condições climáticas. Por isso cada uma tem uma estação que favorece a sua maturação.

Mas é comum encontrarmos todas as frutas nas prateleiras dos supermercados durante o ano todo. Isso porque os produtores utilizam técnicas que permitem a produção dessas frutas mesmo fora da estação e, muitas vezes, para que isso seja possível, é necessário fazer uso de produtos químicos que não são benéficos à nossa saúde.

Assim, é recomendável dar preferência às frutas da estação. “Como as condições climáticas estão favoráveis, a tendência (não é regra) é que produtores precisem utilizar menos aditivos agrícolas na produção, resultando em frutas com um teor um pouco menor destes resíduos químicos”, explica Ana Luisa Faller, nutricionista e professora do Departamento de Nutrição e Dietética, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Isso faz também com que seu processo de produção agrida menos o meio ambiente.

Outra vantagem de frutas típicas de cada estação é que elas apresentam melhor sabor, aroma e maior concentração de nutrientes quando estão na época, além de um preço mais baixo.

Confira abaixo algumas das frutas do outono e seus benefícios:

Abacate – Fruta evitada por muitos pelo alto teor calórico. Apesar de realmente ter uma quantidade maior de gordura, quando consumida em quantidade adequada (aproximadamente duas colheres de sopa) é uma excelente fonte de vitamina E e B3 e gorduras monoinsaturadas. Associada a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos, combate alterações cardiovasculares. Pode ser consumida pura, em leites enriquecidos ou na forma de guacamole ou saladas.

Maracujá – Rica em vitamina C, pode ser consumida na forma de suco natural ou utilizar a polpa para molhos tanto de salada ou de pratos quentes como salmão e frango.

Goiaba – Fruta também riquíssima em vitamina C e em licopeno, um carotenoide que está associado com a redução do risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Como o licopeno é mais bem absorvido quando aquecido, além de consumi-la in natura, podemos utilizá-la para fazer geleia caseira ou até mesmo uma versão do ketchup.

 

 



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