Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Segundo dia do Encontro do Serviço Social das Caixas do Sudeste é marcado por homenagens e reflexões relevantes para a categoria

destaqueencontro
O segundo e último dia do I Encontro da Região Sudeste do Serviço Social e Projetos das Caixas de Assistência dos Advogados foi marcado por apresentações dos eixos, homenagens, debates e reflexões importantes para a categoria.

No debate final ficou decidido a construção de uma carta do I Encontro que será encaminhada para os presidentes das Caixas, com a produção de várias propostas que foram amplamente debatidas pelas equipes técnicas das caixas juntamente com a participação de seus diretores. Todas as propostas foram concernentes às pautas apontadas na programação, como previdência, relevância das equipes técnicas do serviço social, adequações estatutárias e melhoria e maior qualificação doa atendimentos aos advogados.

Os eixos Cultural, Bem-Estar e Vida apresentaram os serviços e benefícios de cada um. Pela manhã, o professor da tenda Copacabana, Adriano Monteiro realizou exercícios de ginástica laboral. Na parte da tarde, a equipe do Eixo Vida realizou sessão de shiatsu e auriculoterapia para os participantes do encontro.

O presidente da CAAES, Carlos Augusto Alledi se ofereceu para sediar o próximo encontro que será realizado em 2015. “Esse primeiro encontro é fundamental para que surjam novas parcerias para o comando de ações das Caixas em favor dos advogados”, disse o presidente.

Carla Cristina Schibuola, superintendente da OABPrev comentou sobre as iniciativas da instituição. “A OABPrev tem realizado várias ações diferenciadas, em parceria com a Caarj, para os advogados conhecerem o nosso trabalho”, explicou Carla. Ela ressaltou que 85% dos advogados não contribuem com previdência, seja pública ou complementar.

A economista Letícia Camargo palestrou sobre Programa de Educação Financeira e Previdenciária. Ela deu dicas de como economizar e explicou como planejar um futuro financeiro seguro, participando de uma previdência complementar.

Dando continuidade ao evento, aconteceu a palestra sobre Previdência Social com as especialistas do INSS, Dilma Ferreira e Vera Sodré, em parceria com o núcleo previdenciário da gerência executiva. “A proposta do programa é resgatar e incluir trabalhadores que estão fora do regime de assistência previdencial”, disse Dilma. A gerente do eixo Social, Dianne Arrais explicou sobre a nova parceria: “Hoje estamos celebrando a parceria entre a CAARJ e o INSS. Vamos realizar ações itinerantes por todo Estado com o objetivo de conscientizar a cultura previdenciária para os advogados”, afirmou.

O evento homenageou a assistente social Izolina de Lima Azevedo, ex-funcionária da Caarj, que fundou e gerenciou o Serviço Social na instituição por trinta anos. “A minha vida se confunde com a vida da Caarj, pois continuo encaminhando os advogados para Caarj quando eles têm algum problema. Ainda me sinto como se ainda estivesse trabalhando aqui. Tudo que fiz aqui foi desenvolvido com muito amor. Fico muito feliz e emocionada com a homenagem”, explicou a assistente, que está aposentada há sete anos.

Denise Vinte Di Iorio, assistente social da CAAMG também recebeu homenagem por ser a assistente social por ter 33 anos de serviço prestado. “Agradeço a homenagem que foi muito especial e surpreendente. Somos poucos, mas com ideias brilhantes. Vamos demonstrar tudo que aprendemos aqui. Cada um de nós sai muito engrandecido com o aprendizado”, disse, emocionada.

A vice-presidente da Caarj, Naide Marinho também foi agraciada com uma placa. “O serviço social tem uma responsabilidade muito grande nos projetos das Caixas. Esse encontro parece que foi pequeno, mas produtivo, pois sei que grandes experiências saíram daqui. Vamos colher isso depois e isso é muito importante. Estamos abertos para ampliar o trabalho para a categoria” disse Naide.

No final do evento, os representantes das seccionais do Sudeste receberam os certificados de participação.