Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Prática de atividade física na terceira idade diminui riscos futuros

destaque19

A prática de atividade física traz inúmeros benefícios à saúde. Mas, segundo um estudo, publicado na revista médica “Jama”, exercícios regulares, incluindo caminhadas, reduzem significativamente o risco de uma pessoa mais velha se tornar fisicamente incapaz.

Realizado por cientistas de oito universidades, durante quase três anos, o estudo acompanhou mais de 1.600 idosos voluntários. Separados em dois grupos, os integrantes do primeiro caminhavam por cerca de 150 minutos e praticavam musculação três vezes na semana, por 10 minutos. E os voluntários do outro grupo receberam apenas informações sobre saúde na terceira idade.

De acordo com os pesquisadores, os participantes que se exercitavam tinham 18% menos de chance de sofrer debilidade física. O risco de algum tipo de incapacidade permanente era menor também nos “atletas” da terceira idade.

Os cientistas afirmam que os exercícios frequentes podem diminuir ou prevenir o desenvolvimento de incapacidade em idosos, mas devem ser praticados sob recomendação médica.