Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURA & LAZER | NOTÍCIAS

Ator interpreta sozinho vilão de Shakespeare

Destaque Cultural

Durante uma hora e meia, o ator Gustavo Gasparani interpreta sozinho o vilão Ricardo III, no Teatro Poeirinha, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Datado do século XVI, o texto de William Shakespeare é baseado na história verdadeira do rei Ricardo, Duque de Gloucester, que governou a Inglaterra de 1483 a 1485, cometendo atrocidades com seus adversários, tramando complôs, traindo familiares e casando-se por interesse para chegar ao trono.

Gustavo conta que foram três meses de adaptação do texto com Sergio Módena e mais dois meses e meio de ensaio até estar pronto para a estreia. “Foi muito tempo dedicado ao estudo e a especialização em Shakespeare”, afirma.

O ator revela que é preciso muita concentração e aquecimento antes de entrar em cena: “Ainda sinto um frisson, um nervoso gostoso antes de cada apresentação”, explica.

Gasparani diz que a plateia interage durante o espetáculo, participa e entende a história. “É muito bacana a troca. Narro os fatos para que os espectadores entendam a sociedade daquela época e ao final, mesmo após conhecer as maldades do rei, muitos ficam ao lado dele”, declara.

Na peça, em cartaz até 31 de julho, (sexta e sábado às 21h e domingo às 19h), advogado e um acompanhante tem desconto de 50% no valor do ingresso, mediante apresentação da carteira da Ordem na bilheteria.