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Hidrate-se: beba água

vida cuidados com a pele

Foto: flickr/sameold2010 (CC BY-NC-SA 2.0)

A água é o nutriente mais abundante e importante do corpo humano. É peça chave para funções essenciais no organismo, tais como: transporte de nutrientes para as células e regulação da temperatura corporal, nos processos de digestão, absorção e excreção. Por isso, a nutricionista Bruna Albuquerque recomenda o consumo diário de no mínimo 2 litros de água, o equivalente, a mais ou menos, 8 copos ou 4 garrafinhas de 500 ml.

Bruna explica que nessa época de frio sentimos menos sede e esquecemos de beber água. E revela: “Sentir sede é uma forma do nosso organismo avisar que está desidratando”.

A nutricionista alerta para alguns sinais de desidratação: boca seca, lábios rachados, urina escura e mais severa, letargia e confusão mental. “Não espere a sede aparecer para lembrar de tomar água”, afirma.

Ela recomenda ainda a ingestão de alimentos com maior quantidade de água em sua composição para auxiliar no aumento do aporte hídrico. Dentre os principais estão: melancia, abacaxi, melão, laranja, alface, pepino e brócolis. “Além de ótimas fontes de vitaminas e minerais são ricos em água”, diz Bruna. “Entretanto não vale só consumir os alimentos e esquecer da água livre. Mantenha uma garrafinha na bolsa, na mesa do trabalho e ao lado da cama”, afirma.

E para tornar a água mais saborosa e atrativa a nutricionista indica colocar rodelas ou pedaços de fruta para aromatizá-la. “Pode ser laranja, limão, morango, amora ou framboesa”, enumera. E completa: “Incremente também com folhas de hortelã, manjericão, capim limão, gengibre, cravo ou canela em pau”.

“Use a criatividade e invente cada dia uma água diferente”, sugere Bruna Albuquerque.



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