Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Bons hábitos e ordem: valores base para a felicidade

destaqueeducaçãoinfantil2

Ajudar os filhos a dar um passo importante para a felicidade é tarefa dos pais desde cedo. Segundo Júlia Manglano, Pós-graduada em Estimulação e Educação Infantil pela Escola Europeia de Educação (Espanha), os pais devem aproveitar o período sensitivo, de zero a três anos de idade, para ajudar os bebês a adquirirem hábitos bons e ter ordem, valores que proporcionam um vida futura virtuosa.

Desde o nascimentos, informações começam a ser gravadas pelos bebês. E esta gravação terá grande influência no desenvolvimento de seu caráter. “Devemos tentar proporcionar certa regularidade nas mamadas, refeições e horas de sono; rotinas de higiene pessoal; ordem nos horários e sequência de atividades; ordem material”, diz Júlia. Mas, a ordem pessoal também é importante para desenvolver valores como: autodomínio, constância, temperança, equilíbrio, serenidade e caridade.

Manglano diz que as crianças gostam de ter os brinquedos ordenados e necessitam de uma rotina e estabilidade em seu ambiente. Cada coisa deve ter um único lugar, por isso estantes e armários ou caixas organizadoras devem estar ao alcance dos baixinhos para guardar e classificar suas coisas com facilidade.

Determinar sequências de atividades, como antes de comer lavar as mãos, depois escovar os dentes, ter um horário para levantar, almoçar, fazer a lição de casa, fazer esportes, tomar banho, jantar, conversar com os familiares e dormir completam a ordem mental e pessoal.

Júlia sugere escrever os horários e manter em um lugar visível, como na geladeira e exigir o seu cumprimento, ajudando a criança a planificar e prever o tempo gasto em cada atividade para a percepção de quais são as atividades mais importantes.

Mas, é fundamental os pais darem o exemplo e também elogiar, principalmente o esforço, do filho, sem exigir perfeição, alerta a orientadora familiar.
(Fonte: www.estadao.com.br)