Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Primeiro Curso para Casais de Advogados Grávidos

destaquecasal

O nascimento de um filho marca uma nova etapa na vida de um casal, pensando nisso, a Caarj promoverá o primeiro curso gratuito para casais grávidos. O projeto tem como objetivo proporcionar às advogadas e seus cônjuges informações atualizadas sobre gestação e amamentação. O curso terá duração de cinco dias, acontecerá às terças-feiras, das 18h30 às 20h30, no plenário da Caixa de Assistência, no Centro do Rio e a turma será formada por até 35 casais.

As palestras serão ministradas com recursos multimídia, atividades dinâmicas e espaço para a troca de conhecimento e esclarecimento de dúvidas. Serão abordados assuntos relevantes à amamentação, pré-natal, tipos de parto e os cuidados no pós-parto, nutrição da gestante e da nutriz (lactante), psicologia da gestação e muito mais.

O curso é uma ótima oportunidade não só pela troca de experiências entre as grávidas, mas também pela participação e integração do pai na gestação. Em recente pesquisa encomendada pela Caarj foi constatado que a advocacia feminina é quase maioria em relação à masculina. E isso impulsionou o desenvolvimento de mais projetos direcionados a esse público.

“O curso visa ao fortalecimento dos vínculos familiares e sociais dos advogados. Além de proporcionar aos profissionais de Direito, seus companheiros(a) orientações essenciais para uma maternidade-paternidade saudável”, disse a vice-presidente da Caarj, Naide Marinho.

A gerente do eixo Social, Dianne Arrais, considera de fundamental importância esse tipo de apoio aos pais de primeira viagem. “É importante pensar em cada detalhe para melhor cuidar do futuro bebê e isso começa desde cedo”, disse a gerente.

O coordenador de conteúdo, o pediatra e professor de Puericultura e Pediatria da UFRJ, especialista em Aleitamento Materno, Marcus Renato de Carvalho explicou a relevância do curso para os casais: “Nos dias de hoje, nos grandes centros urbanos, há mulheres e homens que não têm contato com bebês e outras mães e não vivenciam a maternidade e a paternidade. Além do mais, muitas orientações mudaram radicalmente da geração anterior para essa”.

Os advogados poderão se inscrever gratuitamente para o curso, no Serviço Social da Caarj (Av. Marechal Câmara, 210/7º andar) ou pelos telefones (21) 2277-2351 ou 2277-2372.

Cronograma do curso

Dia 29/7
– Amamentação – Marcus Renato de Carvalho – Pediatra
– Pré-natal – Gabriela Andrews – Obstetra

Dia 5/8
– Parto – Julia Fatorelli – Obstetra
– Nutrição – Bruna Albuquerque – Nutricionista

Dia 12/8
– Psicologia Perinatal – Silvia Branã Lopez – Psicóloga
– Vacinas para Gestantes, bebês e contatos – Flávia Bravo e Isabela Balallai – Infectologistas

Dia 19/8
– Atividade física – Marcia Chaves – Educadora física
– Cuidados com o bebê – Laura Johanson da Silva – Enfermeira

Dia 26/8
– Volta ao trabalho & Alimentação complementar – Marcus Renato de Carvalho – Puericultor
– Planejamento familiar – Marcos Nakamura – Obstetra.

casal gravido