Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Amamentação e pré-natal foram os temas da primeira aula do curso para casais grávidos

destaquegravidos

O primeiro Curso para Casais Grávidos, oferecido gratuitamente pela Caarj, teve início na noite de terça-feira,(29). No plenário da Caarj, 12 casais participantes, pais de primeira viagem, receberam orientações sobre gestação, parto e cuidados com o bebê.

A vice-presidente da Caarj, Naide Marinho, uma das idealizadoras do projeto, em conjunto com o Serviço Social, participou da abertura do encontro. “A nova gestão da Caixa de Assistência quer acolher o advogado e sua família”, explicou. Naide relatou como surgiu o projeto: “O curso idealizado no ano passado, inicialmente, seria apenas de aleitamento. Mas, depois que conheci o Marcus num evento de alienação parental na OAB e o convidamos para coordenar o projeto, este cresceu e ganhou novo formato”.

Dianne Arrais, gerente do eixo Social, deu as boas-vindas ao grupo. “É um prazer recebê-los. Esperamos que aproveitem a oportunidade e compartilhem essa experiência em família”, disse a assistente social.

Nesse primeiro encontro, os assuntos abordados foram amamentação e pré-natal. O coordenador de conteúdo, o pediatra e professor de puericultura da UFRJ, Marcus Renato de Carvalho ministrou palestra sobre a importância da amamentação exclusiva. “Faz uma diferença imensa na vida dos bebês, alimentá-los somente com leite materno” disse o médico. E ressaltou: “A probabilidade dele morrer por diarreia é de 1%. Com a inclusão de água, chá e suco, é o dobro de risco e com o leite em pó é de 4%”.

A ginecologista e obstetra Gabriela Andrews comentou sobre o pré-natal. “No pré-natal, recebemos informações e esclarecemos as dúvidas sobre tudo o que está acontecendo com a sua gravidez”, afirmou.

A advogada Aline Santana, grávida de 32 semanas de Carolina e acompanhada pelo marido Bruno, disse que viu o cartaz na sala da OAB do Fórum da capital e logo fez a inscrição. Já o advogado Leonardo Dias e a esposa, Fernanda, grávida de 17 semanas do Lucca, declarou: “O encontro de hoje foi muito bom, esclarecedor. Os profissionais trataram com muito cuidado os temas abordados”.

Andreia Martins, com 8 semanas de gestação, estava com o marido, Marcelo. “Adorei a iniciativa do curso. A Caarj e a OAB estão de parabéns”, elogiou o advogada, que contou como conheceu o projeto: “Vi a matéria na Tribuna do Advogado e me inscrevi logo”.

O curso, com duração de cinco encontros, acontece toda terça-feira do mês de agosto, das 18h30 às 20h30, na sede da Caarj. Aqueles que ainda não fizeram sua inscrição, podem se cadastrar no Serviço Social, na Av. Marechal Câmara, 210/7º andar ou pelos telefones (21) 2277-2351 e 2277-2372.

Confira a programação dos próximos encontros:

Dia 2: 05/08/14

Parto – Julia Fatorelli – Ginecologista e Obstetra

Nutrição – Bruna Albuquerque – Nutricionista

Dia 3: 12/08/14

Aspectos psicossociais da maternidade e da paternidade – Aline Melo de Aguiar – Psicóloga

Vacinas para Gestantes, bebês e contatos – Mayra Matho Moura de Oliveira – Enfermeira

Dia 4: 19/08/14

Atividade física – Marcia Botelho Chaves – Educadora física

Cuidados com o bebê – Laura Johanson da Silva – Enfermeira

Dia 5: 26/08/14

Volta ao trabalho & Alimentação complementar – Marcus Renato de Carvalho – Pediatra

Planejamento familiar – Fernanda Satty Miyano – médica

Veja mais fotos aqui.