Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

CULTURA & LAZER | NOTÍCIAS

Dois teclados dão o tom à vida do advogado Vitor de Lemos Alexandre

 

A música faz parte da vida do advogado Vitor de Lemos Alexandre desde os 3 anos, quando começou a aprender piano em casa, tendo como professora a própria tia. A carreira despontou aos 10 anos, com o primeiro prêmio, de muitos que recebeu durante sua trajetória como pianista.
Mais tarde, mesmo antes de terminar o Ensino Médio, veio o convite para ingressar na Escola de Música da UFRJ e, após autorização do Ministério da Educação, iniciou a faculdade.
Aos 15, o pianista fez sua primeira apresentação como solista no Teatro Municipal do Rio, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em seguida foram apresentações em Paris, Nova Iorque e Genebras, entre muitas cidades.
Vitor revela que a música tem o poder de “falar para uma plateia sem se pronunciar uma palavra”. E explica: “Durante uma hora, o pianista faz a plateia sorrir, chorar, gritar, respirar, parar de respirar e …. aplaudir”.
A paixão pelo piano ainda está presente na vida do advogado, que cursou Direito influenciado pelas leituras do livro do avô, o jurista Antônio Lemos Sobrinho. Mesmo após 30 anos de magistério ensinando a arte, a música não ficou de lado, tanto que Vitor tem um piano Yamaha na sala do seu escritório. E segundo o pianista, por várias vezes, ele troca as teclas do computador pelas do piano.
Música ou Direito? Vitor de Lemos responde: “Ambos, porque um abastece o outro”.