Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Advocacia feminina marca presença em encontro na Caarj

destaquemulher

A primeira reunião da advocacia feminina do Estado do Rio de Janeiro aconteceu nesta sexta-feira (5), no plenário da Caarj, a convite da vice-presidente da Caixa, Naide Marinho. O grupo de advogadas discutiu suas aspirações, problemas, necessidades e propostas para a classe, além de definir o nome para o projeto: “Advocacia: Profissão de Mulher”.

Além de Naide Marinho, a mesa de debates reuniu a presidente da Comissão da OAB/Mulher, Rosa Maria Fonseca; a presidente da OAB/São João de Meriti, Julia Vera de Carvalho Santos; a presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Maíra Fernandes e a diretora da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat Rio), Eliane Andrea Lorega Guimarães.

Entre as principais reivindicações está a necessidade de creches, próximas aos locais de trabalho, nos fóruns e nos tribunais, para que as advogadas mães possam deixar seus filhos e dar continuidade à atividade laboral. A promoção da saúde e a detecção precoce de doenças também foram temas bastante discutidos entre as 34 advogadas presentes.

Maíra Fernandes, presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, contou como surgiu o projeto: “Naide e eu conversamos sobre essa proposta pela primeira vez em 2007, na OAB/Mulher: É com alegria que vejo o projeto sair do papel”.

Para Eliane Andrea Lorega Guimarães as mulheres tem uma representatividade grande na advocacia e merecem um projeto específico. A presidente da OAB/Mulher de Rio das Ostras, Eloisa Peixoto, disse que o projeto “quebrará barreiras e fortalecerá ainda mais a classe”.

Ana Carolina Barreto, presidente da Comissão da Mulher de Cabo Frio, explicou que “é difícil reunir tantas advogadas, fato que reforça a união das mulheres na lutar por melhorias para a classe”. Julia Vera ressaltou que as mulheres advogadas devem conhecer e reivindicar seus direitos, para vencer os preconceitos ainda existentes na categoria.

A vice-presidente da Caarj, Naide Marinho, agradeceu a participação de todas: “O debate foi muito rico e produtivo. Discutimos pontos importantes para a classe e para a cidadania”. E ressaltou: “O projeto é pioneiro no Brasil e será fundamental para a advocacia carioca e de todo o país”.

A próxima etapa do projeto será levar as advogadas das subseções do estado os temas abordados no encontro e a aplicação de um questionário para suas sugestões. Após, os resultados da pesquisa, em uma nova reunião serão definidas as ações estratégicas.

Veja mais fotos AQUI.