Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SAÚDE | NOTÍCIAS

Médico da Caarj alerta advocacia para a prevenção ao câncer de próstata

 destaquevida1

No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17) o clínico geral da Caarj, Hilton Duarte deu plantão no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Junto com a equipe do eixo Vida, que aferiu e mediu a taxa de glicose dos advogados e estagiários de Direito, gratuitamente, o médico alertou sobre a necessidade desses e outros exames preventivos, principalmente os relacionados à saúde do homem.

O PSA – sigla inglesa que significa Antígeno Prostático Específico – é um exame de sangue que mede a quantidade dessa substância produzida pela próstata e auxilia no diagnóstico de câncer. A taxa considerada normal pela medicina varia de acordo com a idade, de 40 a 49 anos, idade inicial sugerida para dar início à investigação ou mais cedo caso haja casos na família, é de 2,5(ng//ml).

Hilton Duarte ressalta: “É importante o exame de PSA que detecta se há alguma alteração. Pode ser ela infecção ou até mesmo o câncer”.

O advogado de 63 anos, João Carlos Pereira Diniz é precavido e adota os devidos cuidados. “Faço esse exame de 6 em 6 meses”, revela. Já o colega Rafael Peixoto aprovou a idéia de levar conscientização para o ambiente de trabalho do profissional de Direito. “Nessa vida corrida que levamos praticidade é tudo”, disse satisfeito. A advogada Vera Lúcia estava de passagem e deu uma pausa na correria para verificar sua saúde. “Li sobre a campanha. É importante e válido esclarecer a advocacia no local que atuamos”.