Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Palestra na OAB/Leopoldina integra programação do mês da mulher

destaque_palestra_leopoldina

A vice-presidente da Caarj, Naide Marinho, participou nesta quarta-feira (25) da palestra O Direito da Mulher em Pauta, que marcou o início das atividades da Escola Superior de Advocacia (ESA) da subseção OAB/Leopoldina e que integrou a programação das subseções em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Estes eventos são importantes porque precisamos pensar no que queremos deixar para nossas filhas, nossas netas, no futuro”, frisou Naide.

Diretora da ESA/Leopoldina e diretora do Eixo Cultural da Caarj, Talita Nascimento ressaltou a importância do tema para a abertura dos trabalhos da escola. “É importante que possamos fazer uma reflexão sobre o direito das mulheres. Ainda hoje vemos muitos casos de discriminação e constrangimento, inclusive na advocacia”, afirmou. Naide apontou, por sua vez, que uma pesquisa realizada pela Caarj verificou dados que mostram que mulheres advogadas não só abrem menos escritórios do que homens, como também ascendem menos nas carreiras e recebem menores salários. “O que vemos muito, ainda nos dias de hoje, são escritórios que buscam advogadas jovens e bonitas para despachar com juízes, por exemplo. E elas continuam nestas funções, não saem disso, não evoluem na carreira”, lamentou, antes de completar: “Temos a obrigação de ficar atentas”.

A violência contra a mulher nas relações de trabalho também foram salientadas pela vice-diretora da ESA, Andrea Cabo. “O mais preocupante é que, ainda hoje, as mulheres têm medo de denunciar questões como assédio sexual, por medo de perder seus empregos. E ainda hoje muitas sequer sabem que assédio moral é passível de denúncia”, disse. Professora de Direito Empresarial, Eurídice Mendes da Silva, 84 anos, fez questão de contar sua história e lembrou que chegou a trancar a faculdade, na década de 1950, por ter sofrido assédio por parte de um professor. “Em suas famílias, é preciso ensinar às meninas liberdade e responsabilidade, para que elas entendam que podem se defender e ser respeitadas”, acrescentou.  O encontro contou ainda com a presença da secretária-geral da OAB/Leopoldina, Maria de Fátima Cabo, a presidente da Comissão da Mulher da subseção, Andréa Souza, e com a vice-presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/RJ, Fernanda Bianco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Veja mais fotos AQUI.



NOTÍCIAS

24/07/2018 - Balanço da atual gestão da CAARJ é pauta no 4º Encontro dos Delegados

SAIBA +

20/06/2018 - Evento com o tema Ensino Jurídico e Democracia é realizado na CAARJ

SAIBA +

18/06/2018 - CAARJ participa da entrega de carteiras na OAB Madureira/Jacarepaguá

SAIBA +

18/06/2018 - Já são 15 as advogadas participantes do Projeto AMAR na OAB Méier

SAIBA +

11/06/2018 - Evento aponta desafios à participação da mulher na advocacia

SAIBA +

06/06/2018 - CAARJ promove evento Ensino Jurídico e Democracia

SAIBA +

11/05/2018 - Marcello Oliveira participa de encontro nacional dos presidentes de Caixas de Assistência

SAIBA +

08/03/2018 - Mês da Mulher conta com programação especial

SAIBA +

08/03/2018 - 8 de Março, da Publicidade à Reflexão Crítica

SAIBA +

02/02/2018 - Voe Legal é o meio de a advocacia viajar mais barato

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]