Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

SAÚDE | NOTÍCIAS

Outono: Estação das gripes e resfriados

destaque_outono

Eles estão presentes no ar, na água e nos alimentos consumidos: ou seja, por todos os lados. Os vírus atuam o ano inteiro, porém alguns deles preferem o clima mais frio, como o Adenovírus, Coronavírus e Influenza, o mais famoso deles. No outono é muito comum aparecerem sintomas como febre, tosse, congestão nasal e coriza. Esses sintomas são normalmente associados à gripe, mas especialistas alertam para as diferenças entre gripe e resfriado.

Na gripe, as manifestações ocorrem no corpo todo e de uma maneira geral e podem se agravar, causando pneumonia ou bronquite. Em casos mais graves, podem ocorrer quadros de pneumonia bacteriana, sinusite, otite e outras infecções. A gripe também pode desencadear uma piora na asma, em pessoas asmáticas, e piora da condição de uma pessoa com insuficiência coronária, por exemplo. Já no resfriado a pessoa apresenta dores, sonolência, coriza e febre, que pode durar mais de três dias.

O vírus Influenza é transmitido pelo ar, quando a pessoa contaminada espirra, tosse ou fala. Para se prevenir contra estas doenças, evite lugares aglomerados, lave as mãos, durma bem e se imunize tomando a vacina. Uma alimentação balanceada, rica em vegetais, frutas e proteínas, também ajuda na manutenção da imunidade, diminuindo as chances de agravamento dos quadros de gripes e resfriados.