Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Caarj distribui primeiros donativos da Calor Humano

DESTAQUECHT

Os termômetros localizados no Centro de Teresópolis marcavam 18º nesta segunda-feira (29), data em que a Caarj começou a fazer a entrega dos donativos arrecadados pela Campanha Calor Humano. A subseção serrana é, até o momento, a líder do ranking da solidariedade da iniciativa. A vice-presidente da Caixa, Naide Marinho, foi até duas instituições filantrópicas indicadas pelo presidente da subseção, Jefferson Soares, para receber os benefícios. “Em grande demonstração de solidariedade, a advocacia abraçou nosso projeto e, em pouco mais de um mês, contabilizamos mais de 3 mil peças, para os que precisam de um cobertor para se proteger no inverno. Só em Teresópolis foram quase 400 itens. Parabenizamos o engajamento da subseção, em especial o presidente Jefferson e o delegado da Caixa, Rodrigo Ferreira, que se envolveram e contribuíram de forma absoluta para o sucesso do projeto”, afirmou Naide.

A primeira instituição visitada, a Maria de Nazareth Mansão dos Velhinhos, atende 50 idosos, a maioria sem o apoio da família. Segundo sua coordenadora, Tânia Maria de Almeida Achou, a entidade sobrevive de doações, em todos os sentidos. “Funcionamos há mais de 50 anos e não temos subsídio governamental. A participação da administração pública fica por conta de permutas com a Prefeitura, a título de utilização por parte do poder municipal de algumas de nossas dependências”, explicou. O local garante aos internos atendimento médico, fisioterápico e de enfermagem. “Achei muito boa a iniciativa da Caarj, pois beneficia não só a nós, que recebemos as doações, mas também quem doa”, considerou.

Já o segundo local, o Lar Tia Anastácia, dedica-se a atender crianças de 4 a 13 anos de idade, com atividades como reforço escolar, oficinas de arte e de atividades físicas. Atualmente, a casa atende 160 crianças, em dois turnos. “Temos alguns subsídios públicos, mas também contamos com doadores fixos mensais. Só temos a agradecer à Caarj e a OAB por lembrar da nossa instituição”, afirmou o diretor-presidente do Lar, Fernando Augusto Itaboraí Feo. A entidade também organiza o projeto Costurando o Amanhã, que organiza mulheres da localidade, em sua maioria mães dos atendidos pelo Lar, em oficinas de costura e artesanato. “Nosso objetivo é permitir que elas se organizem em cooperativas, gerando emprego e renda”, acrescentou Fernando, frisando que o Lar conta, ainda, com a presença de voluntários.

Segundo o presidente da OAB/Teresópolis, a campanha trouxe a público o caráter solidário da cidade. “Teresópolis já passou por muitos tempos difíceis, muitas tragédias, então é uma cidade que sempre se engaja neste tipo de movimento, o povo sabe ser solidário. O papel da Caarj neste processo foi fundamental porque fomentou o debate sobre esta questão, e o resultado prático disso foi muito bom para estas instituições”, afirmou Soares, que visitou as instituições acompanhado do delegado da Caarj e vice-presidente da subseção, Rodrigo Ferreira, e do ex-integrante da comissão de Direitos Humanos da OAB/Teresópolis, Gilberto Ramos Filho. “A campanha foi excelente, principalmente porque constatamos que podemos atender não só a classe, mas também a sociedade como um todo, com a ajuda da advocacia”, considerou o delegado da Caixa.

A campanha de arrecadação, porém, continua em todos os postos de recolhimento, inclusive no de Teresópolis, localizado na sede da subseção. Quem quiser, também pode contribuir diretamente com as instituições atendidas na localidade. A Mansão dos Velhinhos dispõe do telefone (21) 2742-0668 e do e-mail mansaodosvelhinhos321@yahoo.com.br para contatos de doadores e voluntários. Já o Lar Tia Anastácia pode ser contactado através do telefone (21) 3642-0861 ou do site www.lartiaanastacia.org.br.