Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

VIDA | NOTÍCIAS

Portadores de deficiência também devem praticar exercícios

destaque luta pessoa deficiencia

Segundo o IBGE, 15,4% das pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência – o que equivale a aproximadamente 25 milhões de pessoas. E neste dia 21 de setembro o país celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD). O Eixo Vida da Caarj comemora os direitos deste público e lembra que a prática da atividade física é importante para a qualidade de vida do PCD.

O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora aspectos como força, agilidade e coordenação motora. Mas os benefícios vão além do aspecto físico: no aspecto social e emocional, a prática esportiva proporciona oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de trazer mais independência no dia a dia de PCDs, o que também traz ganhos de autoestima e autoconfiança.

É importante ressaltar, porém, que toda prática esportiva deve contar com acompanhamento médico – regra que vale não só para as pessoas com deficiência. É preciso principalmente verificar quaisquer possibilidades de comprometimentos cardíacos, respiratórios ou circulatórios, antes de praticar exercícios. Acompanhe, abaixo, os esportes mais comuns, por tipos de deficiência.

Pessoas com deficiência visual: atletismo, ciclismo, futebol, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.

Pessoas com deficiência auditiva: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, handebol, natação, vôlei, natação e muitos outros.

Pessoas com deficiência física: atletismo, arco e flecha, basquete em cadeiras de rodas, bocha, ciclismo, escrima em cadeiras de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, rugby, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de inverno.



NOTICIAS

09/11/2018 - Novembro Azul na Clínica CAARJ Med 10

SAIBA +

08/11/2018 - CAARJ leva campanha Novembro Azul a Quatis

SAIBA +

01/11/2018 - Tema do Novembro Azul da CAARJ é Toque de Amigo

SAIBA +

26/10/2018 - Advocacia de São João de Meriti abraça pela terceira vez o Advocacia Solidária

SAIBA +

19/10/2018 - CAARJ e ABRAPAC promovem palestras sobre o Câncer de Mama

SAIBA +

10/10/2018 - CAARJ viabiliza mamografia a preços reduzidos durante o Outubro Rosa

SAIBA +

14/09/2018 - Projeto Prevenção Itinerante passa a oferecer Eletrocardiograma em suas ações

SAIBA +

06/09/2018 - Advogados do Rio de Janeiro contam com novo plano odontológico

SAIBA +

06/09/2018 - Advocacia Solidária promoverá mais um mutirão pela vida em Santa Cruz

SAIBA +

24/08/2018 - Iniciativa da CAARJ já contribuiu com 600 bolsas de sangue para hemocentros

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]