Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Vacinação e Planejamento Familiar são os temas do quinto dia de Curso dos Casais Grávidos

destaquecasais

Nesta quinta-feira (08), foi realizado o penúltimo encontro da terceira edição do curso de Casais Grávidos, organizado pelo Eixo Social da Caarj. Neste quinto encontro, os casais participantes receberam orientações sobre vacinas para gestantes e bebês e o contato e planejamento familiar. Além disso, a equipe do Eixo Vida esteve presente, aplicando vacinas contra a gripe nos participantes. A campanha de vacinação contra a gripe da Caarj, só este ano, imunizou mais de 10 mil advogados em todo o estado do Rio de Janeiro.

Com mais de oito anos de experiência na profissão, a enfermeira Mayra Moura falou sobre vacinas para gestantes, bebês e o contato. “Quis mostrar a importância da vacinação, pois é de grande valia a proteção para ambos. Principalmente nesta fase, porque os adultos são os que mais transmitem doenças para os recém-nascidos. Usamos a estratégia cocoon, que é vacinar todos que estarão redor do bebê que acabou de nascer‘’, apontou. Já a ginecologista e obstetra Haydee Castro falou sobre o planejamento familiar. “Temos que avaliar o momento certo para o casal, verificando tudo que irá envolver os dois nesta etapa, como, por exemplo, o perfil da mulher e até mesmo o lado financeiro de ambos. Além disso também levamos em consideração todos os métodos para evitar uma próxima gravidez logo após o casal ter tido o filho”, acrescentou.

Grávida de cinco meses, a advogada Vania Rocha, de 31 anos, comentou sobre a influência e importância do curso para ela. “O curso tem sido um divisor de águas para mim, pois antes eu pensava: ‘como, em pleno século XXI, a mulher vai sentir dor no parto?’ Agora com o aprendizado do curso vendo como é importante, já até conversei com minha médica e optei pelo parto normal”, relatou.