Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Posto do CIEE em Niterói recebe Fome de Leitura

Destaque Fome de Viver

A unidade Niterói do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) recebeu, nesta sexta-feira (06), a estante de coleta da campanha Fome de Leitura. A iniciativa, uma parceria entre a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio (Caarj), o CIEE e a Ação da Cidadania, está recolhendo livros infanto-juvenis com o objetivo de contribuir para a erradicação do analfabetismo funcional.

De acordo com o supervisor da unidade, Cleres Maciel, os 400 aprendizes atendidos irão não só auxiliar no recolhimento de livros, como também irão divulgar a campanha nas empresas parceiras do CIEE. “Nossa meta inicial é chegar à doação de 500 livros, mas certamente iremos bater este número”, apontou Maciel. Além da unidade de Niterói, outros dois postos da entidade devem receber postos de coleta da campanha.

O problema do analfabetismo funcional é observado de perto pelo CIEE. Segundo Maciel, não são raros os casos de aprendizes (jovens entre 14 e 24 anos atendidos pela entidade) que chegam ao Centro nestas condições. “Por conta deste tipo de problema, os jovens aprendizes que nos procuram passam, primeiro, por uma capacitação em Matemática, Português e Informática. A maioria deles não está pronta para o mercado de trabalho, mesmo tendo, muitas vezes, completado os estudos”, acrescentou Maciel, ressaltando que o CIEE mantém uma política de incentivo à leitura.