Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Arnaldo Niskier autografa e doa obras para a Fome de Leitura

destaque fome de leitura

Imortal da Academia Brasileira de Letras e presidente do Centro de Integração Empresa-Escola, o professor e escritor Arnaldo Niskier autografou, nesta sexta-feira (13), exemplares do livro O Rei do Circo, que serão doados à campanha Fome de Leitura. A campanha é uma parceria entre a Caarj, a OAB/RJ, o CIEE e a Ação da Cidadania. “É uma iniciativa abençoada. O país conta com 14 milhões de analfabetos puros e mais de 40 milhões de analfabetos funcionais. É uma tragédia nacional e a sociedade precisa se mobilizar”, apontou Niskier.

De acordo com o escritor, o problema do analfabetismo funcional é sério e pouco levado em consideração pela sociedade de modo geral. “O analfabeto funcional não escreve direito e não compreende o que está escrito. Não existem muitos preocupados com isso. É um analfabetismo mais disfarçado, porque como a pessoa sabe escrever o próprio nome, ela acha que sabe tudo. O que é um erro, porque temos pessoas letradas mas presas na ignorância”, pontuou. Segundo ele, o risco é grande para o país. “Temos uma sociedade cada vez mais exigente, com cada vez mais recursos disponíveis. E é preciso que todos estejam preparados para isso. O que acontece é que o analfabeto funcional acaba ficando marginalizado num processo de progresso que deveria ser distribuído equitativamente para todos. É uma marginalidade cultural, que limita o crescimento e as chances de desenvolvimento do país”, lamentou.

Niskier afirmou que o CIEE está totalmente engajado na campanha. “Somos uma instituição que conta com pólos em todo o estado, e vamos fazer uma divulgação maciça desta iniciativa”, afirmou ele, lembrando que o centro conta com mais de 40 mil estagiários e aprendizes cadastrados. Além do engajamento da instituição, Arnaldo Niskier ainda garantiu a doação de 100 exemplares de seu último livro infantil, O Rei do Circo, lançado em setembro, durante a XVII Bienal do Livro, na capital fluminense.

Clique AQUI e conheça os pontos de doação de livros da campanha Fome de Leitura.