Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Contribuir para a Previdência é importante, diz advogado de Meriti

destaque futuro

Ao completar 30 anos e de casamento marcado, o advogado Franklin Pacheco da Silva achou que já era hora de pensar no futuro. Regularizar a sua situação diante da Previdência era seu principal objetivo, uma vez que, atuando principalmente na área trabalhista, ele viu de perto, muitas vezes, os prejuízos que podem bater à porta de quem não tem este tipo de preocupação. “Tive um vizinho advogado que nunca contribuiu. Hoje ele já é idoso e não tem qualquer fonte de renda, depende totalmente dos filhos”, pontua. Para atingir seu objetivo, ele aproveitou a ida do projeto Futuro Seguro à OAB/São João de Meriti.

Franklin fechou um contrato com a OABPrev, mas também conseguiu concretizar seu desejo primordial: acertar seu vínculo junto ao INSS. O advogado recuperou o período em que contribuiu para a previdência pública, quando trabalhou, durante cinco anos, como militar. “Fui técnico de enfermagem do Exército durante cinco anos e tinha este período comprovado. Não poderia deixar este tempo para trás, ele conta para a minha aposentadoria”, ressalta.

Segundo Franklin, a advocacia deveria pensar com mais cuidado em situações de emergência, que podem ser aliviadas com a ação do INSS. “Vivemos num momento de instabilidade muito grande, e no nosso dia a dia profissional o que mais vemos são pessoas que precisam buscar o Judiciário para ter seus direitos trabalhistas respeitados. Mesmo que o valor pago pelo governo não seja alto, é um mínimo que já ajuda muito. Sem contar que a seguridade também existe para momentos como licença para casos de saúde”, acrescenta ele, que teve o exemplo de como agir dentro de casa. Sua mãe, também advogada e hoje aposentada, contribuiu para o INSS durante toda a vida, como autônoma. “Hoje ela ganha um pouco menos que o teto. Ela me serviu como exemplo, para mostrar o quanto isso é importante”, pondera.

interna futuro