Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Mais um autor se junta à Fome de Leitura

destaque fome de leitura silas

Um trabalho com resultados de médio a longo prazo, mas, ainda assim, muito gratificante. Assim o escritor e músico Silas Rodrigues classifica a campanha Fome de Leitura, iniciativa da Caarj em parceria com a Ação da Cidadania e o Centro de Integração Empresa-Escola. Rodrigues é um dos autores que abraçou a iniciativa, com a doação de exemplares do seu livro “Mão de Moleque”. “Quando soube da campanha, pelas mídias sociais do presidente da Caarj, Marcello Oliveira, vi que ela tinha tudo a ver com o meu livro. E convido outros editores a participar desta iniciativa”, afirma.

Silas lançou seu livro em 2007, de forma independente. Segundo ele, à época os eventos de lançamento eram acompanhados por leituras dramatizadas com música. “A coisa foi tomando corpo e virou um musical, que rodou algumas escolas e unidades do Sesc”, lembra ele, ponderando sobre o objetivo deste trabalho. “Nossa ideia era abrir espaço para que alunos da rede pública tivessem acesso à leitura, por isso, quando soube da campanha da Caarj, fiquei tão encantado. O livro ainda é caro, no Brasil, e criar novos leitores é um processo longo, mas necessário. Precisamos de novos leitores”, alerta.

Segundo ele, a criança deve ser resgatada do chamado mundo virtual, para que possa se encantar pelo mundo da escrita. “Cada livro tem um cheiro, tem sua particularidade. E ao ler, você cria uma relação com estas particularidades. Para a criança, isso é fundamental porque faz com que ela entenda melhor o mundo em que vive”, acrescenta.