Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Centro Comunitário em Caxias será beneficiado pela Fome de Leitura

Destaque Fome

Em uma pequena sala, com estantes, mesas e cadeiras e um ventilador, crianças atendidas pelo Grupo Comunitário Chocobim travam seus primeiros contatos com a aventura da literatura. O grupo, localizado em Saracuruna, Duque de Caxias, é um dos comitês que será beneficiado pelas doações arrecadadas pela campanha Fome de Leitura, parceria entre a Caarj, a Ação da Cidadania e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Ao todo, 38 comitês e 14 creches serão atendidas. Mais de 16 mil livros já foram contabilizados pela iniciativa.

O centro Chocobim é administrado pela voluntária Maria do Carmo, a Chocolate, que criou o espaço há quinze anos. Em dias de temperaturas mais elevadas, a roda de leituras é feita no pátio da instituição. Atualmente, cerca de 40 crianças e jovens são atendidos no local. “Ainda me sinto fazendo muito pouco por eles. Mas sei que no dia em que eu não conseguir fazer mais por estas crianças, alguém daqui irá assumir meu lugar e continuar meu trabalho. Só de olhar o brilho de cada um deles, pra mim já tem sido muito gratificante. Poder estar vendo neles aquilo que eu não tive quando era criança, já me faz sentir realizada”, comenta Chocolate.

Para a assistente social da Ação da Cidadania, Amanda Santos, os comitês têm total importância no futuro de cada criança atendida. “O trabalho da Ação da Cidadania é importante para proporcionar uma troca importante de experiências para os responsáveis pelos projetos. E vejo que o projeto tem um impacto significativo na vida e no futuro das crianças, pois em vez de estarem nas ruas, elas estão nos comitês, fugindo de coisas erradas que as ruas lhes oferecem”, acrescenta.