Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

INSTITUCIONAL | NOTÍCIAS

Campanha do Paletó chega a Madureira

destaque paleto madureira

A campanha Paletó no Verão, Não! deixou o bairro de Campo Grande e chegou até Madureira, nesta quinta-feira (28). Durante o período que esteve em Campo Grande, o Eixo Vida da Caarj, responsável pela operacionalização da campanha, aferiu a pressão de 125 advogados. Presidente da OAB/Madureira-Jacarepaguá, Remi Martins Ribeiro agradeceu a presença da Caarj e reiterou o apoio da advocacia local à iniciativa. “Só o advogado que circula pelo Rio de Janeiro no verão, andando, pegando ônibus para fazer suas audiências e atendimentos, é que sabe dimensionar o valor desta campanha. Já tivemos casos de advogados passando mal ao chegar no fórum de Jacarepaguá, devido ao calor. Sem contar as vezes que o ar condicionado dos fóruns e cartórios pifa”, enumerou.

O civilista David Areias Vianna compartilha da opinião do presidente da subseção. “É uma questão de humanidade, uma fantástica iniciativa da Caarj. Quem trabalha com paletó sabe o problema que é”, ponderou. Seu colega Alexandre de Mello, que estava de paletó apesar da liberação do Tribunal de Justiça, acredita que o Judiciário deveria expedir uma determinação permanente sobre o tema. “Não dá. Ontem estive de paletó, em Nova Iguaçu, e o calor estava demais. Mas infelizmente, por mais que o tribunal libere todos os anos, ainda há uma cultura muito forte de que o advogado só é competente se estiver de terno. Acredito que se esta decisão se tornar permanente, disseminando este direito, este preconceito pode perder a força”, considerou.

Apesar de não ser afetada diretamente pela decisão, a advogada Marcella de Mendonça Ferreira, especialista em Direito do Consumidor e de Família, também defendeu a instituição de uma regra permanente sobre o tema, e que abarque todas as instâncias. “Acho desnecessário, para o homem é muito sacrificante. Sem contar que é um disparate. Uma mulher, se quiser, pode até mesmo despachar com um juiz se estiver de camiseta, já ao homem é exigido o terno. Não é adequado à nossa natureza, vivemos num país tropical. Estas exigências não tem cabimento”, frisou. A campanha Paletó no Verão, Não fica no fórum de Madureira até o dia 19 de fevereiro.



NOTÍCIAS

18/05/2019 - Pedofilia é tema de palestra na Caarj

SAIBA +

10/05/2019 - Prerrogativa para mãe advogada, é lei!

SAIBA +

03/05/2019 - Vem aí a 1ª Copa das Subseções!

SAIBA +

29/04/2019 - Participe do grupo reflexivo sobre a violência contra mulher

SAIBA +

25/04/2019 - Leve Saúde para a advocacia

SAIBA +

08/04/2019 - Ricardo Menezes se reúne no TRT com representantes da advocacia

SAIBA +

02/04/2019 - Caarj recebe evento da ANACRIM

SAIBA +

21/03/2019 - Colégio de Presidentes de Caixas de Assistência acontece em Brasília

SAIBA +

18/03/2019 - Parto Humanizado marca primeira palestra do Saúde da Mulher Advogada

SAIBA +

08/03/2019 - Caarj abraça a campanha Março Lilás

SAIBA +

[MAIS NOTÍCIAS]