Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Evento com mais de 900 pessoas encerra Fome de Leitura

destaque fome de leitura

Mais de 1000 pessoas – entre elas, 756 crianças – movimentaram o Centro Cultural da Ação da Cidadania, na Gamboa, centro da capital, neste sábado (30), para o encerramento da campanha Fome de Leitura, parceria entre a Caarj, a Ação da Cidadania e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O evento reuniu advogados, autores, representantes de editoras e pessoas atendidas pela ong, todos movidos pelo fim do analfabetismo funcional. “A advocacia quer ser protagonista nas ações de mudanças que a sociedade tanto demanda, e esta campanha foi um retrato disso. Nosso resultado, de 17900 livros doados, mostra que a Ordem e a Caixa podem e devem auxiliar na construção da cidadania”, disse o presidente da Caarj, Marcello Oliveira.

Assessor da Ação da Cidadania, Daniel de Souza aplaudiu o resultado da campanha e agradeceu o empenho da advocacia na iniciativa. “Não tinha nem a mais remota ideia de que chegaríamos a um resultado como este, desta magnitude. E que bom que Caarj e OAB entendem a importância de abrir as portas do conhecimento para as crianças, através dos livros. Espero que esta parceria se amplie”, afirmou Daniel. Já o superintendente do CIEE, professor Paulo Pimenta, ressaltou a importância da campanha para a luta contra o analfabetismo funcional. “Tivemos um evento lindo, cheio de crianças, mas também com muitos jovens que se cadastraram para trabalhar como aprendizes e até como estagiários. Este é um esforço que deve ser repetido, pois mobiliza não só as crianças, mas principalmente seus pais”, acrescentou.

O espaço da Ação da Cidadania contou com oficinas de arte, brincadeiras na Arena Bem-Estar e foi decorado com as obras de arte produzidas por alunos do Colégio São Paulo. Além disso, no centro do espaço foi montada uma instalação retratando o rosto do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, idealizador da ong. O arte-educador Marcos Lanzieiro Bernardes, professor do colégio, usou 10 mil livros para a obra. “Um evento maravilhoso, que fecha a campanha com chave de ouro”, apontou o professor. Os livros doados no correr da campanha serão entregues nos 34 espaços de leitura e 18 creches que fazem parte da rede de comitês da Ong. Um destes espaços é a Biblioteca Comunitária Maria de Lourdes Miranda, que atende mais de 40 crianças em Saracuruna, distrito de Duque de Caxias. O local, que funciona durante toda a semana com empréstimo de livros, ainda conta com mediações de leitura, às terças e quintas-feiras. “Funcionamos na varanda da casa da minha mãe, não temos espaço físico próprio nem verba pra isso. Estamos buscando parcerias. Iniciativas como esta campanha são excelentes, pois beneficiam crianças e adolescentes que não teriam outra forma de ter acesso à leitura”, explicou Sandra Maria Miranda dos Santos, uma das professoras responsáveis pelo projeto.

Guiar as crianças pelo mundo da leitura também motivou a jornalista Míriam Leitão, que durante o evento fez a leitura de seu livro Flávia e o Bolo de Chocolate. “O povo não quer só comida, as crianças precisam ser levadas para o mundo da leitura. Esta iniciativa é maravilhosa”, frisou Míriam, após apresentar sua obra, que trata de uma menina negra que é adotada, para as crianças presentes ao evento. “Do ponto de vista do autor, foi um presente. A maior parte das crianças que estavam ali, ouvindo meu texto, eram da cor do meu personagem. Ou seja, eu estava realmente falando para o meu público. E isso é muito emocionante”, apontou ela, que, assim como a cantora e escritora Bia Bedran, animou o palco e entreteu as crianças. Ao final do evento, as três subseções que mais se destacaram na arrecadação de livros receberam troféus de reconhecimento: a OAB/Itaboraí, representada por seu presidente, Jocivaldo Lopes da Silva, que ficou em terceiro lugar; a OAB/Belford Roxo, representada por seu presidente, Abelardo Tenório, que ficou em segundo; e a OAB/São João de Meriti, que ficou em primeiro lugar e que foi representada por sua presidente, Julia Vera de Carvalho. “Fizemos uma mobilização geral entre os advogados, e é muito gratificante ter este reconhecimento”, apontou.

Veja mais fotos AQUI.

https://youtu.be/NmSM2FpesuI