Logo da CAARJ
Logo da OAB-RJ

ASSISTÊNCIA | NOTÍCIAS

Dose de Apoio lança curso de conselheiros

1

A campanha Dose de Apoio: Programa de Prevenção ao Alcoolismo lançou, nesta quarta-feira (11), o curso de capacitação de conselheiros em dependência química, que será ministrado na sede da Caarj. Com a coordenação técnica do médico psiquiatra Jorge Jaber, o curso tem o objetivo de preparar profissionais para aconselhamento e acompanhamento de usuários de substâncias psicoativas, além de efetuar ações de conscientização sobre os riscos do uso destas substâncias. “Existe um trabalho importante a ser feito, que é o de prevenção,e estes conselheiros estarão capacitados para isso”, afirmou Jaber.

O curso será ministrado pelo psiquiatra e por Arlete Jannuzzi, primeira advogada a se capacitar como conselheira pela Clínica Jorge Jaber e coordenadora do curso que é ministrado pela entidade na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca. Segundo Arlete, que se formou há 12 anos como conselheira, a situação é preocupante. “As pessoas estão começando a usar drogas, lícitas ou não, cada vez mais cedo, seja por sofrimento ou por curiosidade. É preciso capacitar pessoas para lidar com esta realidade, e a iniciativa da Caarj é providencial neste momento”, ponderou.

A impressão é compartilhada com o vice-presidente e presidente da Comissão de Combate às Drogas e de Dependência Química da OAB/Mendes, Wilson Pereira, aluno do curso. Segundo Pereira, seu objetivo é compartilhar seu conhecimento na sua cidade. “Já temos um grupo de voluntários chamado Resgatando Vidas, em Mendes, fazendo um trabalho de aconselhamento neste sentido, e isso me motivou a procurar o curso, que veio em boa hora. Espero que a ideia se espalhe pelos outros estados, pois a advocacia precisa ser porta-voz desta mudança tão necessária”, frisou.

O curso é uma das vertentes da campanha Dose de Apoio. A outra vertente diz respeito ao atendimento de pessoas que fazem uso abusivo de álcool. O atendimento deve começar na próxima quarta-feira (18), no sétimo andar da Caarj. É necessário agendar o atendimento, através do telefone 3325-2323. O serviço será prestado das 11h às 17h.